Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí já registra 8 autuações por descarte irregular de lixo

SIMONE DE OLIVEIRA | 31/01/2019 | 07:30

Muita gente está saindo de cidades vizinhas para jogar lixo em Jundiaí. Só este ano foram oito autuações por parte da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos: todos os flagrantes foram de moradores de Várzea Paulista.
Segundo informa o diretor da Limpeza Pública, Márcio Moraes, as oito pessoas flagradas realizavam descarte na região do Ivoturucaia. “O descarte irregular é uma ação do indivíduo, ou seja, a autuação é contra a pessoa que realiza, não contra o município, por isso não temos como acionar as prefeituras. Mas vale ressaltar que realizamos ações conjuntas de educação ambiental com as cidades vizinhas, uma vez que o problema de descarte irregular não é exclusivo de Jundiaí”, reforça.
Márcio comenta que os pontos mais críticos ficam em bairros que fazem divisa com as cidades vizinhas, como Ivoturucaia e a Vila Esperança. Também há alguns pontos de atenção na região dos Vetores Leste e Oeste.
Os últimos flagrantes foram nos dias 19 e 20 deste mês, com restos de animais. “O descarte pode render multa de R$ 500 a R$ 9 mil para quem for flagrado, conforme a Lei Municipal 2.140/2017”, alerta o diretor.
Além de vísceras de animais, nos descartes são encontrados entulhos, restos de construção, móveis usados e até resíduos verdes, ou seja, galhos de árvores. “Em Jundiaí há cinco ecopontos onde o descarte pode ser feito de forma correta”, orienta.
Os ecopontos são apropriados para entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores, etc) e resíduos recicláveis.
Os mesmos se encontram no Geresol (avenida Yamashita Yukio, 1268, Distrito Industrial); Jardim do Lago (rua José Pedro de Oliveira, s/n); Jardim Tarumã (rua Rio de Janeiro, s/n); Morada das Vinhas – Parque Ecológico José Roberto Mota ‘Barroca’ (rua Uva Niagara 376); Varjão (estrada Municipal do Varjão, s/n (Em frente da escola Cleo Nogueira).

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-ja-registra-8-autuacoes-por-descarte-irregular-de-lixo/
Desenvolvido por CIJUN