Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí lança programa de apoio a empreendedores

Ariadne Gattolini | 23/04/2020 | 05:03

Integrantes da força-tarefa para enfrentamento dos impactos econômicos gerados pela pandemia de coronavírus discutiram ontem (22) linhas de ação para recuperação da economia de Jundiaí para os próximos meses. O resultado será apresentado em live pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), no sábado (25). O JJ obteve as principais linhas do programa, que incluem maior integração entre o poder público e os empreendedores, criando um ambiente de negócios em toda a cidade.

Na prática, o governo municipal irá estabelecer links para a interação entre os diversos programas governamentais federais e estaduais para que o empreendedor consiga ter linhas de acessos ao crédito e apoio.

Além disso, o governo municipal irá oferecer capacitação e qualificação para que haja escoamento de produtos e vendas través de canais específicos. A qualificação será realizada pelo Sebrae-SP.

O encontro contou com a participação do prefeito Luiz Fernando Machado, do diretor-titular do Ciesp-Jundiaí, Marcelo Cereser, e do gerente regional do escritório do Sebrae, Thiago Farias, além de representantes da Câmara Municipal e de entidades empresariais de comerciantes, contadores e sindicalistas. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, apresentou um panorama da pandemia no mundo, no Brasil e em Jundiaí e seus reflexos na economia municipal e o que será feito para preservar as empresas, o emprego e a renda na cidade.

Marcelo Cereser afirma que a estratégia em utilizar todas as tecnologias disponíveis é bem-vinda. “Temos que dar todo o apoio para que as pequenas empresas continuem operando.”

A maior preocupação do diretor é que o governo do Estado imponha, através do Ministério Público, maiores restrições para abertura dos negócios. “É importante que haja um retorno paulatino, seguro e temático.”

Parte da indústria local, segundo Marcelo Cereser, está operando, principalmente àquelas ligadas aos setores essenciais. “Muitas, entretanto, estão sem trabalhar por conta de não terem o canal de comercialização e isto é preocupante.”

A força-tarefa foi instituída pelo prefeito Luiz Fernando Machado no último dia 1º, por decreto, para enfrentamento dos impactos econômicos gerados pela pandemia de coronavírus, com a finalidade de elaborar um plano de ação na área econômica. “Estamos construindo um horizonte de curto prazo, mas também queremos a retomada da saúde financeira da cidade”, reforçou o prefeito.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-lanca-programa-de-apoio-a-empreendedores/
Desenvolvido por CIJUN