Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí recebe pela primeira vez a semana ‘Lixo Zero’

THIAGO AVALLONE | 16/10/2019 | 05:01

Um grupo de voluntários traz o conceito ‘Lixo Zero’ para Jundiaí a partir do dia 18, com o intuito de promover o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos.
Será a primeira vez que ocorrerá a ‘Semana Lixo Zero’ na cidade. A programação para esta edição inaugural traz seis atividades organizadas.

De acordo com Carlos Eduardo Rigolo Lopes, sociólogo e embaixador do Instituto Lixo Zero em Jundiaí, o objetivo das ações é envolver toda a população para repensar a forma como cada um lida com seus resíduos. “As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. Nossa ideia é envolver o maior número possível de pessoas para colaborar com uma nova consciência a respeito do lixo”, explica.

A ideia é acabar com o encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários ou incineradores. O processo recomendado é semelhante à forma que os recursos são reutilizados na natureza, como por exemplo, o adubo natural a partir de restos de comida.

Além disso, o investimento em compostagem de resíduos orgânicos e em reciclagem garante a geração de emprego e renda. “Recursos que poderiam ser investidos em melhorias para as cidades em diversas áreas têm sido destinados ao lixo e isso tende a crescer se levarmos em conta o aumento de resíduos que cada pessoa gera. Precisamos reverter esta lógica”, explica Lopes.

A programação da semana “Lixo Zero” se inicia com a Roda de Conversas “Despertar da Consciência de consumo”, na sexta (18), às 19h no Espaço Bionathus. Os eventos se estendem ao longo de semana trazendo uma variedade de encontros, como, oficina de compostagem, coleta de recicláveis, exibição de documentário sobre o tema, visita à Geresol e Planta de Compostagem Tera Ambiental, e se encerra no Centro Esportivo Benedito De Lima, com plantio de mudas, às 9h, no domingo (27). A programação completa você pode conferir no portal Jornal de Jundiaí ou nas redes sociais do instituto Lixo Zero Jundiaí.

DiaHorárioEventoLocalNúmero de participantesParceiros
18/10 19hRoda de Conversas “Despertar da Consciência de Consumo”Bionathus50 vagasBioNathus

Verdes Marias

 

19/10A partir das 9hOficina de Compostagem“Pracinha dos Dogs” – Rua Prof. Sebastião Augusto de Miranda, 210 – Jardim PrimaveraIlimitadoVoto Consciente
19/10A partir das 10hColeta de RecicláveisEstação de trem Jundiahy-Paulista. Av. dos Ferroviários, embaixo do viaduto São João.IlimitadoProjeto Estaçãozinha
22/1019hExibição do documentário “Amanhã” (2015)Sala Cult – Paineiras Shopping80 vagasPaineiras Shopping
26/10Das 8h30 ao 12h30Visita Geresol + Planta de Compostagem Tera AmbientalSaída Programada: Avenida Jundiaí, 1480 (próximo à Anhanguera)27 vagasTera Ambiental
27/10A partir das 9hPlantio de mudasCECE Benedito de LimaIlimitadoAssociação de Moradores da Região do Retiro

Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-recebe-pela-primeira-vez-a-semana-lixo-zero/
Desenvolvido por CIJUN