Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí reduz casos de dengue, mas os cuidados devem continuar

VINICIUS SCARTON | 12/12/2018 | 20:13

Os casos de dengue registrados em Jundiaí tiveram uma redução de quase 50% em 2018, em relação ao ano passado. Apesar da queda, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE) e a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), reforça os principais cuidados junto à população.
De acordo com a UGPS, de janeiro a 7 de dezembro deste ano foram notificados 348 casos suspeitos de dengue em Jundiaí. Destes, 5 casos foram confirmados e um ainda aguarda resultado, sem registro de óbito. Em 2017 a unidade registrou 665 notificações com 10 casos confirmados, também sem óbito.
No mesmo período, a cidade registrou 18 notificações de chikungunya, sem confirmações ou mortes. Por sua vez, no ano de 2017 foram 12 notificações e 4 casos confirmados, sem óbito.
Em relação ao zika vírus, 2018 registou 4 notificações, sem confirmações ou óbitos. Em 2017, foram 3 notificações, também sem confirmações ou óbitos.
Para a febre amarela, até o momento são 4 notificações, sendo um caso confirmado com morte. No ano passado foram registradas 6 notificações e um caso confirmado, sem óbito.

CUIDADOS

De acordo com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), apesar de a quantidade de casos positivos para as arboviroses ser menor rem relação ao ano passado, os cuidados relativos a eliminação dos possíveis criadouros é fundamental para a não existência de casos ou óbitos.

O transmissor das arboviroses é o mosquito Aedes aegypti que se reproduz em qualquer local ou recipiente que acumule água. As medidas como a eliminação de pratos e recipientes de plantas, lixo, lonas e qualquer material que possa acumular água é fundamental para evitar a proliferação dos mosquitos.
Em nota, a UVZ frisa que os ovos são resistentes e podem sobreviver vários meses sem o contato com a água. A higiene dos bebedouros dos animais também é medida importante para evitar a reprodução do Aedes.

ACAO DA ZOONOSES CONTRA A DENGUE NO BAIRRO JARDIM NOVO HORIZONTE VARJAO TECNICOS DA ZOONOSES ANALISANDO FOCO DA DENGUE

ACAO DA ZOONOSES CONTRA A DENGUE NO BAIRRO JARDIM NOVO HORIZONTE
VARJAO
TECNICOS DA ZOONOSES ANALISANDO FOCO DA DENGUE


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-reduz-casos-de-dengue-mas-os-cuidados-devem-continuar/
Desenvolvido por CIJUN