Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí registra 14 acidentes no fim de semana

FÁBIO ESTEVAM | 13/08/2019 | 05:01

Jundiaí registrou pelo menos 14 acidentes de trânsito entre a noite de sexta-feira (9) e final da noite de domingo (11), ocorridos no perímetro urbano e nas rodovias que cortam o município. Não houve vítimas fatais. Quatro deles ocorreram em regiões central e bairros da cidade (dois com fuga e omissão de socorro), três na Rodovia Dom Gabriel Paulino Couto, e cinco no sistema Anhanguera Bandeirantes, onde também houve a detenção de dois motoristas embriagados.

Estes dois últimos casos foram atendidos pela Polícia Militar, depois que motoristas usuários tanto da Bandeirantes quanto da Anhanguera, telefonaram para denunciar que os carros faziam zigue-zague pela via. Os motoristas foram parados e submetidos ao teste do bafômetro, acusando a embriaguez. Um deles, inclusive, sequer conseguia ficar em pé.

Do total de acidentes, seis pessoas precisaram ser socorridas para hospitais de Jundiaí e região, com ferimentos leves. Em um deles, ocorrido na avenida Carmini, no bairro Novo Horizonte, uma jovem de 25 anos que andava de bicicleta foi atingida por um motorista que fugiu sem prestar socorro. Em outro, um homem de 43 anos foi atropelado e chegou a ser projetado contra o capô do carro. O motorista, um idoso não identificado, deu ré e ignorou a vítima. Motociclistas o seguiram e anotaram sua placa, que foi passada para a polícia.

Trânsito
Para o diretor de Trânsito de Jundiaí, Wlamir Lopes da Costa, dois fatores colaboram muito para que aos finais de semana a quantidade de acidentes seja bem maior do que durante a semana. “Um primeiro deles é o abuso do álcool por parte dos motoristas, que acabam provocando boa parte dos acidentes. O outro é o fato de que, com menos veículos nas ruas e as vias ‘limpas’, motoristas imprudentes acabam abusando da velocidade”, relata.

Costa acredita que, para reduzir os acidentes, é preciso colocar em prática o que ele chama de “tripé da engenharia de tráfego”. E segundo ele, isso vem sendo feito em Jundiaí. “A primeira base desse tripé é a sinalização de trânsito”, afirma relatando que entre 2017 e 2018 a prefeitura instalou ou fez manutenção de 95 mil² de sinalização horizontal (sinalização de rua). Neste ano já são 36 mil². Costa informa, ainda, que entre 2017 e 2018, foram instaladas ou passaram por manutenção, 8,5 mil placas. E nos primeiros sete meses deste ano já foram 1937.

A segunda base do tripé é a educação dos motoristas. “Promover ações educacionais, por exemplo, como palestras em escolas e empresas voltadas para a segurança, e fazer uso de faixas com mensagens de alerta nas vias. E isso nós temos feito”.
Para finalizar, diz que operações com agentes de trânsito nas ruas operando e fiscalizando completam o tripé da engenharia de tráfego.

De saidinha, detento abandona filha

Em um dos muitos acidentes registrados em Jundiaí no domingo (11), um motociclista fugiu do local depois de ser atingido por um carro, abandonando a filha, de 14 anos, que ficou estendida no asfalto e com ferimentos pelo corpo. Ficou para o motorista que os atingiu a responsabilidade ligar para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para pedir socorro para a jovem.

Enquanto a filha precisava de socorro, o pai voltou as atenções para o motorista do carro, lhe ofendendo e o culpando pelo ocorrido. Nesse momento passava pelo local uma viatura da Polícia Militar. O motorista causador do acidente gritou para chamar os PMs.

Enquanto os PMs manobravam a viatura, o motociclista fugiu do local abandonando a filha ferida.

A adolescente se recusou a dar informações aos policiais sobre sua identidade ou a de seu pai. Ela foi levada ao Hospital São Vicente, onde manteve o silêncio. Mais tarde a mãe da menina entrou em contato, informando que o pai dela havia deixado o local porque é detento do sistema prisional do estado, e que estava de saidinha para o dia dos pais. Com medo de ser preso, acabou deixando o local. Graças ao homem que ele estava ofendendo, a filha dele foi socorrida e passa bem.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-registra-14-acidentes-no-fim-de-semana/
Desenvolvido por CIJUN