Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí registra 41 ocorrências de escorpiões neste ano

SIMONE DE OLIVEIRA | 01/12/2018 | 14:04

Segundo o Ministério da Saúde, de janeiro a setembro deste ano foram registrados 90 mil acidentes com escorpiões no Brasil, sendo que o Sudeste lidera o ranking com quase metade dos casos. Em Jundiaí, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, este ano, até o último dia 23, foram registradas 41 ocorrências com escorpiões. O número é menor do que no ano passado, quando foram 65 casos.

Em algumas cidades do interior de São Paulo, como Santa Cruz do Rio Pardo e Bauru, os ataques têm assustado os moradores: até agora nove crianças morreram vítimas de picadas. Em Jundiaí, entretanto, não há registros de morte por picada desse tipo de aracnídeo.  A vigilância lembra que ao ser picada a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para o pronto-socorro do Hospital São Vicente ou para o Hospital Universitário (HU), no caso de a vítima ser criança.

Será feita uma avaliação médica para definir se a aplicação do soro será ou não prescrita. De qualquer forma, a vigilância informa que o tempo é fundamental para o melhor prognóstico, pois o veneno do escorpião pode ser letal. Ainda de acordo com o órgão, Jundiaí conta com estoque suficiente de soro antiescorpiônico para atendimento das ocorrências e o mesmo é disponibilizado no São Vicente.

ORIENTAÇÕES
A Unidade de Vigilância de Zoonoses alerta a população para a necessidade de eliminar os materiais para evitar que sirvam de abrigo e de ponto de reprodução dos escorpiões, principalmente entulho e restos de materiais de construção que possam estar nos quintais das residências:
– No interior do imóvel é necessário o uso de tampas ou sistema abre-fecha nos ralos, os mantendo fechados no período fora de uso;
– A colocação de anteparos na parte inferior das portas, telas nas janelas e canos de escoamento das águas de chuva, além do fechamento dos vãos e frestas evitam a entrada indesejada dos escorpiões
– Em caso de acidente, a orientação é procurar atendimento médico imediato.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-registra-41-ocorrencias-de-escorpioes-neste-ano/
Desenvolvido por CIJUN