Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí registra 54 casos de dengue

DA REDAÇÃO | 06/04/2020 | 20:44

Jundiaí registrou cinco novos casos de dengue em uma semana. De acordo com Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 25 de março, eram 49 casos confirmados da doença. Já no último boletim liberado, no dia 1º de abril, 54 pessoas deram positivo para a doença. Destes, 23 foram adquiridos dentro da cidade (autóctones) e 31 importados. A cidade ainda registra 399 casos notificados, os quais 13 aguardam resultados das análises laboratoriais e 332 foram negativados.

Os bairros que registraram casos autóctones foram Vila Hortolândia, Jardim São Camilo, Parque Centenário, Morada das Vinhas, Ivoturucaia, Santa Gertrudes, Medeiros, Vila Arens e Cidade Jardim.

A incidência de doentes no ano passado teve como pico os meses de março a maio.

Apesar dos casos registrados, o número caiu consideravelmente nos três primeiros meses deste ano se comparado ao mesmo período do ano passado. Em Jundiaí a queda de casos confirmados é 14 vezes menor.

Nos primeiros 90 dias de 2019 foram registrados 700 casos e um ano depois apenas 389 notificações, sendo 49 casos confirmados (29 importados e 20 autóctones) e 18 aguardam resultado.

Em tempos de distanciamento social, onde a maioria das pessoas passam o tempo inteiro dentro de suas casas é importante não descuidar. O Aedes aegypti se reproduz em água parada e limpa. Portanto todos os locais que possam vir a acumular água podem se tornar futuros criadouros. Para evitar a proliferação do mosquito, os munícipes devem deixar a caixa d’água fechada, retirar o excesso de água dos vasos de planta com pratos de descanso.

Mesmo diante da dimensão que o coronavírus tem tomado, os trabalhos investigativos da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam) no bairros seguem sendo realizados.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-registra-54-casos-de-dengue/
Desenvolvido por CIJUN