Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí sedia discussões sobre temas prioritários da ONU

Da redação | 20/10/2019 | 08:00

A semana entre os dias 21 a 25 de outubro será marcada por discussões e painéis em Jundiaí. A cidade sedia a 2ª edição do Circuito Urbano do ONU-Habitat no Brasil, braço da Organização das Nações Unidas, direcionado para o compartilhamento de conhecimentos e experiências em busca de promover um melhor futuro urbano priorizando avanços na Educação, Cultura, Energia, Espaços públicos e Mobilidade. Realizado pela Prefeitura de Jundiaí, a abertura contará com o 3º Evento do Fórum Jundiaí 2050, que tem a proposta de estabelecer ações no presente, para impactar na cidade desejada para o futuro. Os painéis são abertos à população, com inscrições gratuitas.

Com o tema “As interações e as experiências nos caminhos da cidade”, a semana, segundo o Prefeito Luiz Fernando Machado, estabelece novas conexões sobre alguns dos temas tratados como prioritários pela ONU. “Jundiaí é uma cidade que, ao longo do tempo, se planejou. Por isso, é fundamental que tratemos do futuro agora, com discussões envolvendo todos os setores, buscando a inovação, a redução das desigualdades, a promoção da cultura, a mobilidade e a Educação direcionada para a formação de crianças que tenham em suas mãos, uma cidade que será boa para elas, e para todos”, argumenta o gestor, antes da abertura da atividade, agendada para segunda-feira (21), às 19h, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.

A discussão “A cidade e as desigualdades: demografia e economia no século XXI” será o primeiro assunto a ser discutido na semana e contará com a participação de Analista de programas (ONU Habitat Alagoas), Daphne Besen e o Economista e escritor (Ex-diretor da Faculdade de Economia da FAAP) Luiz Alberto Machado. “A Educação é parte integrante para a redução das desigualdades e o painel terá o viés de propostas para ações que devem ser consideradas até 2050, fazendo a conexão com a proposta de Jundiaí e a Escola Inovadora”, detalha a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrati Marques. A gestora ainda apresentará, ao longo da semana, o Projeto Ruas de Brincar e a importância da naturalização dos elementos.

Segundo o diretor da Unidade Central de Entregas, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Jones Martins, sediar o evento de âmbito nacional reafirma a posição de Jundiaí como cidade inovadora e inclusiva. “Jundiaí está promovendo sua semana cujo objetivo é debater temas em cinco painéis temáticos, reunindo especialistas nacionais e internacionais. O evento acontece simultaneamente em várias cidades do País”, explica.

Diretamente ligado ao futuro a ser preparado para as crianças, elas também terão espaço na semana, com a participação do Comitê das Crianças e apresentação do Coral Municipal Infanto-juvenil Cidade das Crianças, além de alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs). Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.

Como forma de difundir o pertencimento cultural entre a população, os encontros serão realizados em vários pontos da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, inclusive, no dia do evento. A programação completa está disponível no evento do Facebook Circuito Urbano 2019 (https://www.facebook.com/events/886470608394153/).


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-sedia-discussoes-sobre-temas-prioritarios-da-onu/
Desenvolvido por CIJUN