Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí tem 2.721 alunos na Escola de Jovens e Adultos

DA REDAÇÃO - redacao@jj.com.br | 21/03/2018 | 03:00

O município de Jundiaí tem 2.721 pessoas inscritas na Escola de Jovens e Adultos (EJA). É por meio desse curso que pessoas maiores de 15 anos podem voltar para a sala de aula e completar os estudos, cursando tanto o ensino fundamental quanto o médio.
São pessoas que saíram da escola – ou não tiveram a oportunidade de estudar – no período recomendado e agora buscam o ensino para aprender a ler ou até melhorar o posicionamento no mercado de trabalho.

Analfabetismo
Segundo a Prefeitura de Jundiaí, a taxa de analfabetismo entre maiores de 15 anos na cidade é de 3,08%. O número, entretanto, é relativo ao último censo do IBGE pesquisado no Brasil – em 2010. Não há dados anuais no Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Em São Paulo, o mesmo dado é de 4,34%, enquanto o Brasil tem 9,63% dos cidadãos com mais de 15 anos sem saber ler e escrever.

Como se inscrever
A inscrição do ensino de jovens e adultos é permanente no Complexo Argos, em Jundiaí, sede do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja). Para se inscrever no ensino fundamental, é necessário ter 15 anos completos.
Já para o ensino médio, a idade mínima para inscrição é de 18 anos. Os documentos necessários para a matrícula são o RG, CPF, Certidão de Casamento (caso tenha mudança de nome), comprovante de residência, histórico escolar e laudo médico caso o futuro aluno seja detentor de alguma deficiência.
O Cemeja fica na rua José do Patrocínio, 200, e o atendimento é realizado das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. As aulas da próxima turma que será aberta começam no dia 11 de abril.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-tem-2-721-alunos-na-escola-de-jovens-e-adultos/
Desenvolvido por CIJUN