Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí tem 243 casos de dengue confirmados desde o final de abril

| 28/05/2014 | 20:51

De janeiro a abril deste ano foram registrados pela Vigilância Epidemiológica de Jundiaí 76 casos de dengue e, somente em maio, foram 243 casos – sendo 54 autóctones (contraídos na cidade), 57 importados de outras cidades e 132 casos positivos que estão em análise para saber qual a origem – se a doença foi contraída em Jundiaí ou se foi importada. Há ainda 308 notificações, cujos resultados devem sair no prazo de 30 dias, tempo mínimo para um diagnóstico preciso. 

O diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto, comenta que apenas no início de junho será possível fechar os dados mês a mês e ainda pontuar quais os bairros mais decorrentes da doença. “Destes casos que ainda estão em laboratório,  provavelmente de 20% a 25% devem ser confirmados como positivo”, adianta.

O tempo de espera dos exames tem sido de 30 dias, em média, o que, segundo a Vigilância, exige a inserção de todos os dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) para a classificação de data, idade ou bairro. O sistema nacional está lento, talvez pela sobrecarga de casos em diversas cidades. Segundo informações da Vigilância, a orientação diante do cenário crítico no Estado de São Paulo é de que sejam abolidos todos os pratinhos de vasos de plantas, além da limpeza de objetos que possam acumular água (em qualquer formato) e fechamento de caixas de água. 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-tem-243-casos-de-dengue-confirmados-desde-o-final-de-abril/
Desenvolvido por CIJUN