Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí tem mais um vazamento de gás nesta sexta; é o terceiro em 10 dias

VINICIUS SCARTON | 09/11/2018 | 20:00

Jundiaí registrou na manhã desta sexta-feira (9) mais um acidente envolvendo vazamento na rede de gás natural. É o terceiro em menos de 10 dias na cidade. Desta vez, o incidente ocorreu no Parque Brasília. De acordo com a nota de imprensa da DAE, o fato ocorreu na rua Fausto Silveira Pires, durante a execução de uma obra para remanejamento de rede de água na localidade, quando a equipe atingiu uma ligação de gás natural de uma residência, que estava a aproximadamente 30 centímetros de profundidade.

Em nota, a DAE detalha que foram tomadas as devidas providências, com isolamento da área por prevenção e segurança, sem grandes complicações, além do acionamento da Comgás. “Por se tratar de rompimento de ligação e não de tubulação, a Comgás não realiza o acompanhamento da obra”, salienta a DAE.

Por sua vez, a Comgás informa que recebeu às 9h32 desta sexta (9) um chamado sobre um dano em sua rede de gás natural na rua Fausto Silveira Pires, 374. “A equipe técnica da empresa chegou ao local às 9h48, adotou todas as medidas de segurança e eliminou o vazamento às 9h50. O dano foi causado por uma cavadeira manual do Departamento de Água e Esgoto de Jundiaí (DAE)”, detalha a nota.

A Comgás reforça que as informações cadastrais sobre a sua rede de gás natural na localidade são consistentes, porém, não recebeu o contato do DAE solicitando quaisquer informações e/ou orientações para realização desta obra. “Além disso, para a construção de uma nova rede de distribuição de gás, a Comgás solicita todas as informações cadastrais das redes de infraestruturas existentes no local da obra a ser realizada, bem como submete seus projetos para aprovação junto aos órgãos competentes”, salienta.

A companhia reforça que, para qualquer tipo de intervenção no subsolo, é importante que as empresas de engenharia e demais prestadores de serviço consultem a concessionária de distribuição de gás natural antes da realização das obras.

OUTROS CASOS
O primeiro acidente recente ocorreu no dia 31 de outubro, culminando na explosão de uma casa na rua Anita Garibaldi, na Vila Progresso, e na morte de seu morador, o aposentado Leonardo Martins, de 87 anos. O segundo caso foi registrado na quinta (8), na rua Boaventura Pereira Neto, na Ponte São João, quando a retroescavadeira de uma empresa que presta serviços para a DAE atingiu a tubulação, causando o vazamento. O Corpo de Bombeiros foi acionado e rapidamente isolou o local, evitando, assim, que o incidente viesse a se agravar. Não houve vítimas. Mas os moradores ficaram sem abastecimento de gás até ontem.

Foto: Divulgação/Laura Visnardi

Foto: Divulgação/Laura Visnardi


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-tem-mais-um-vazamento-de-gas-nesta-sexta-e-o-terceiro-em-10-dias/
Desenvolvido por CIJUN