Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí tem previsão de frio e chuva intensa nos próximos dias

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 03/07/2019 | 05:02

De acordo com o Climatempo, uma grande e forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o país durante a primeira semana de julho. Até o dia 8, deve ocorrer um resfriamento muito intenso, que acontece poucas vezes durante o inverno. Muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano.

Em Jundiaí, estão previstas pancadas de chuva a partir de hoje (03) que duram até o fim da tarde de sexta (05). Após as chuvas, o ar polar entra em todo o estado derrubando as temperaturas. São esperadas mínimas abaixo de 10° C, previsão de geada no interior e sul do estado e as temperaturas máximas não devem passar dos 15° C. Atenção na madrugada de sábado para domingo, quando é previsto o ápice do frio, com mínima de 5°C.

De acordo com o coronel da Defesa Civil, João Osório Gimenez, o estado de São Paulo recebeu um aviso de risco meteorológico. “Segundo o alerta, são previstas chuvas de longa duração, deixando os acumulados elevados. Ela será mais isolada no interior paulista, mas poderá vir com rajadas de até 70km/h”, pontua.

Gimenez alerta a população sobre os cuidados necessários com a chegada da chuva e frio intenso. “A queda de temperatura veio abruptamente, no começo da semana os termômetros marcavam 27°C. O corpo não está acostumado a receber esse choque térmico tão grande. Por conta disso, as pessoas precisam se agasalhar adequadamente e utilizar capas e guarda-chuvas, pois essa chuva é aquela bem gelada e o risco de ficar doente é maior”, afirma. A principal dica é cautela. “Se der para se resguardar, não sair de casa, é melhor, pois evita a exposição ao tempo frio e chuvoso. Se não der, é preciso se proteger bem. Principalmente crianças e idosos, que são mais frágeis”, explica.

Agricultura
Para a maioria dos produtores, o frio que está previsto não preocupa. Carlos Miossi afirma que, as hortaliças se desenvolvem melhor no inverno. “A não ser que venha uma geada, que acaba queimando as folhas de cima, não tem problema. As verduras ficam mais bonitas no frio”, afirma.

Carlos afirma que os que mais sofrem com o frio são os legumes. “Vagem, tomate, chuchu e pepino são as produções mais prejudicadas. Já legumes como cenoura, batata beterraba e rabanete só são prejudicados se ainda estiverem em processo de crescimento, pois tarda o desenvolvimento e consequentemente a colheita, o que gera um atraso nos lucros também”, explica.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-tem-previsao-de-frio-e-chuva-intensa-nos-proximos-dias/
Desenvolvido por CIJUN