Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí vai aumentar número de ciclovias

ANGELO AUGUSTO | 04/07/2019 | 05:01

Jundiaí tem trabalhado para adotar ações sustentáveis visando diminuir a poluição e aumentar a qualidade de vida da cidade. Entre as medidas tomadas estão a troca da frota de ônibus da cidade por uma mais moderna e menos poluente, a construção de ciclovias e o estímulo ao uso de energia sustentável.

O uso de ciclovias tem se tornado uma alternativa cada vez mais útil à mobilidade urbana, ao bolso, ao tempo, à saúde e ao meio ambiente. Grandes metrópoles que adotaram o uso das bikes como meio de transporte têm colhido excelentes resultados e ganhado grande número de adeptos.

Segundo o Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Jundiaí, Sinésio Scarabello Filho, a cidade tem dado uma enorme atenção à questão da sustentabilidade, procurando adotar diversas medidas benéficas ao meio ambiente. “Renovamos a frota de ônibus da cidade, colocando veículos que emitem menos poluentes. O próximo passo será a construção de ciclovias que, além de contribuir com a diminuição da poluição, ainda colaboram com a mobilidade urbana e com a saúde dos usuários”, explica.

A próxima ciclovia da cidade será construída na av. Prefeito Luis Latorre. De acordo com Sinésio, o projeto está em fase de orçamento e licitação e as obras devem ser iniciadas ainda este ano. “Em um prazo de dois anos e meio diversas ciclovias devem ser inauguradas na av. Luis Latorre, na Marginal do Córrego das Valquírias, na av. Osmundi Santos Pellegrini, na av. Antônio Pincinato e no bairro Fazenda Grande”.

Outra medida que a cidade tem adotado é estimular casas e edifícios comerciais a adotarem hábitos mais sustentáveis no dia-a-dia. “A Prefeitura tem trabalhado em dar publicidade aos moradores e às empresas que promoverem ações como reaproveitamento de água e uso de energia solar”, relata o gestor.

Um estudo realizado na cidade de Jundiaí mostrou quais seriam as melhores soluções para a cidade atingir suas metas de sustentabilidade. Seu principal objetivo foi identificar as melhores tecnologias a serem aplicadas com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e NO na cidade.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-vai-aumentar-numero-de-ciclovias/
Desenvolvido por CIJUN