Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaienses do bem: projeto doa toucas para crianças

DA REDAÇÃO | 04/06/2018 | 05:00

A Fios Encantados é um projeto 100% jundiaiense e sem fins lucrativos que visa fazer e doar toucas de heróis e perucas de princesas feitas em lã para meninos e meninas em tratamento de câncer. São cerca de 50 voluntários que se reúnem semanalmente e se empenham em preparar as peças em crochê com lã acrílica antialérgica para que as crianças que estão em acompanhamento oncológico melhorem a auto-estima e tenham um incentivo para continuarem firmes no tratamento, principalmente a quimioterapia.

A ideia das perucas e toucas surgiu no Alasca, nos Estados Unidos, depois que a enfermeira Holly Christensen fez a primeira peruca em lã para a filha de uma amiga que adorava princesas e teve de fazer quimioterapia, perdendo seus próprios cabelos. Com a lã antialérgica, as crianças se adaptam muito bem (ao contrário das perucas comuns) e ainda se divertem com o colorido e o divertido dos personagens.

Foto meramente ilustrativa

Foto meramente ilustrativa

A proposta foi trazida para Jundiaí pela corretora Mara Gisele, que conheceu um projeto parecido em São Bernardo do Campo. Reunindo amigas, filhos, criatividade e boa vontade, Mara criou um grupo que tem se reunido em oficinas às quartas-feiras para elaborar as toucas e acessórios em crochê e pregar os cabelos nas perucas femininas. Já foram entregues mais de 30 peças, no Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) de Jundiaí e também para crianças que fazem tratamento em outras cidades (como São Paulo e Campinas), mas moram em Jundiaí e região.

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS DE JUNDIAÍ

“Queremos que a maior quantidade de crianças seja atendida e para isso precisamos das doações de lã. Estamos trabalhando com a lã Pingouin Flash porque ela é 100% acrílica e tem a espessura ideal para as receitas que já temos para as toucas de 15 personagens, com os quais estamos trabalhando. Além do trabalho voluntário, formamos um grupo muito bacana, que aumenta a cada semana”, explica.

As reuniões são abertas aos interessados e quem puder ajudar doando lã ou mesmo seu tempo para a elaboração das toucas e perucas pode entrar em contato pelo (11) 94930-0615. A Fios Encantados também está no Facebook @fiosencantadosjundiai e no Instagram @fiosencantadoss. As oficinas acontecem às quartas-feiras, das 14 às 17 horas, na rua Donatto Gatto, 120, Vila Agrícola.


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiaienses-do-bem-projeto-doa-toucas-para-criancas/
Desenvolvido por CIJUN