Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaienses são destaques no cenário nacional de ciclismo

COLABORAÇÃO DE FELIPE CARDOSO | 14/04/2019 | 05:03

O ciclismo é um esporte que vem ganhando bastante espaço entre os jundiaienses. Atualmente a cidade conta com três ciclistas que são destaques no meio do cenário nacional.

Luciano “Portuga”, Eduardo Silva e Pedro Leme pedalam em competições por todo o mundo, ganhando reconhecimento no esporte. “Comecei a carreira profissional no ano de 1993 em Jundiaí e graças ao ciclismo eu pude morar em lugares como Portugal e Espanha antes de voltar para Jundiaí”, afirma Luciano.

Mesmo com os mais de 25 anos pedalando profissionalmente, Luciano mantém a rotina de treinos e competições como se ainda estivesse no início da carreira. “Treino todos os dias pela manhã, sem exceção. A última prova de maior importância que participei foi uma maratona disputada na Bélgica, em setembro do ano passado”, conta.

Os treinamentos dessa semana foram mais intensos do que o normal. Neste fim de semana Luciano está em ação na disputa do Circuito Boa Vista, realizado em Joinville. “É a primeira prova do ano daquelas que são válidas para definir posições no ranking brasileiro de ciclismo e eu espero fazer uma competição boa para sair na frente logo na primeira etapa”, avalia Luciano Portuga.

Outro destaque da cidade no esporte é o ciclista Eduardo Silva, 27 anos, que no ano passado correu o Brasil Ride Warm Up, uma maratona com duração de três dias. “No primeiro dia são 11km apenas pra ver quem larga na frente. No segundo dia são 80,3km e no terceiro dia são 107km”, explica.

O ciclista relata que para participar de uma competição dessa é necessário chegar ao limite do corpo. “É uma prova de superação, sofrimento. Me machuquei oito dias antes da prova e ainda consegui correr”, conta.

O objetivo de Eduardo para este ano é participar de novo da competição, mas agora sem estar lesionado. “Estou treinando muito para estar bem fisicamente e 200% com a cabeça no lugar. Depois dessa ultra maratona o objetivo é disputar as que duram cinco ou sete dias”.
Pedro Leme, de 17 anos, é outra grande promessa do ciclismo. O jovem conheceu o esporte aos 10 anos através de seu avô e desde então nunca mais se distanciou da bicicleta. “No começo da minha carreira contei muito com o apoio do Luciano Portuga, que é profissional há anos e me passou muita experiência quando corríamos juntos pela equipe de Jundiaí, em 2016”, revela.

Aos 16 anos mudou para Santa Catarina para morar com outros oito atletas que formavam a equipe e representavam o estado. “Focamos na modalidade ‘contra-relógio’ e com muito esforço, mais de 20 horas pedaladas por semana nos treinos, consegui a medalha de bronze no Circuito Nacional”, conta Pedro.

“Hoje voltei para o time Jundiaí e vamos em busca de realizar uma boa temporada e quem sabe com o ouro no campeonato nacional”.

T_capabikevalessa


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiaienses-sao-destaques-no-cenario-nacional-de-ciclismo/
Desenvolvido por CIJUN