Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Junho chegou e as festas juninas já movimentam os jundiaienses

KÁTIA APPOLINÁRIO - KSANTOS@JJ.COM.BR | 03/06/2018 | 17:10

O mês de junho mal começou e já foi dada a largada para as festividades juninas. Das quadrilhas e vestimentas bem ornamentadas aos doces e brincadeiras típicas, não há quem não se anime com a tradição caipira que transborda cultura brasileira.

Para Ivanes Teixeira Rocha Calcagno, de 32 anos, a data vem carregada de nostalgia. “Quando eu era criança, não via a hora da chegada das festas juninas, principalmente do Dia de São João. Na escola as professoras nos ensaiavam para dançarmos quadrilha e decorávamos a festa com muitas bandeirinhas coloridas, confeccionadas por nós mesmos com muito amor e carinho”, relembra.

A procura pelos artigos temáticos já começou nas lojas de fantasia e tem movimentado o comércio, segundo a proprietária do Palácio das Fantasias, Roseli Mendonça Pansonato. “Desde a segunda quinzena de maio já havia procura pelas roupas de caipirinha e também pelos itens decorativos, como bandeirinhas e outros enfeites. Esperamos um crescimento de 10% no faturamento em relação ao ano anterior”, calcula Roseli, ressaltando que as vendas juninas só perdem para o carnaval e Halloween.

De acordo com Roseli, entre itens mais procurados estão os vestidos de noiva caipira, para as meninas, e para os meninos a aposta são os looks countries.

Ivanes, que hoje faz questão de manter a tradição das festas, já providenciou o “look junino” para as filhas Paula, de 5 anos, e Sophia Valentina, de apenas 1 ano e 6 meses. “Eu me divirto vendo a animação delas para as festas juninas, o vestido e os acessórios das duas já está pronto”, conta a mãe coruja que acredita que passar a cultura popular adiante é imprescindível para o repertório da criança.

“Ensino a elas as nossas tradições para quando ficarem adultas terem boas recordações, assim como eu tenho da minha infância”, diz.

QUERMESSES

E para quem não perde uma quermesse, as festividades já tiveram início neste final de semana em algumas igrejas da cidade. Na Paróquia Santo Antônio, no Anhangabaú, as barracas de comes e bebes já estão abertas das 11h30 às 14h30 e das 18h às 22h.

Na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Engordadouro, as atrações acontecem de 8 a 16 de junho, e além das barracas típicas, também haverá um almoço especial com porco no bafo no dia 10 de junho, com ingressos a R$35.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE JUNDIAÍ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/junho-chegou-e-as-festas-juninas-ja-movimentam-os-jundiaienses/
Desenvolvido por CIJUN