Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Laudos apontam segurança em dois viadutos

DA REDAÇÃO | 08/02/2019 | 05:04

A Prefeitura de Jundiaí realizou, através de perícia terceirizada, avaliação em dois viadutos da cidade, o São João Batista (acesso à Ponte São João) e o Romão Nasser (na av. Jundiaí). Segundo o gestor-adjunto de obras, Ademir Pedro Victor, os dois estão com infraestrutura intacta, mas irão passar por reforma neste ano.

O tema tem suscitado dúvidas nas mídias sociais dos jundiaienses, depois que dois viadutos em São Paulo romperam. Estudos apontam que mais cinco deles estão em estado de atenção, com risco, na capital.
Segundo Ademir, os viadutos de Jundiaí são avaliados periodicamente e estão em boas condições. “O viaduto da Vila Rio Branco passou por obras recentemente e o Euclides Figueiredo está em excelente condições estruturais.”

Segundo o gestor, as pessoas se assustam com a água que cai do viaduto da av. Jundiaí. “Mas é importante que ela caia mesmo, para não dar pressão em sua parte superior. E o laudo aponta que não há infiltrações ali.” O fenômeno acontece por conta do vazamento do ‘caixão perdido’, um mecanismo que reserva água da chuva. Ademir afirma que o concreto é um material que precisa de inspeção periódica. “Concreto não é eterno. É preciso investir em manutenção sempre.”

Diante disso, o viaduto São João Batista irá receber reforma. Embora não seja estrutural, ele vai receber um novo guarda-corpo para maior segurança aos pedestres. “É um viaduto antigo e está com a aparência degradada. Iremos melhorá-lo com a criação de um canteiro central e melhor passagem para os pedestres”.

Já o viaduto da av. Jundiaí terá um reforço em seus dispositivos de apoio, ferragens e estrutura. As duas obras estão programadas para este primeiro semestre. “Mas a população pode ficar tranquila. Estamos com atestados de peritos nos viadutos da cidade, que mostram a segurança. Não há risco.”

São Paulo
A Prefeitura de São Paulo divulgou na última quarta-feira (6) uma lista com 16 pontes e viadutos que precisam de perícia completa emergencial para identificar o risco de colapso. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade. A lista foi concluída após vistoria de 33 estruturas na cidade e o número atualizado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras. Segundo o relatório, a pior situação é do viaduto Fazenda do Ipiranga, que liga a rua das Juntas Provisórias com a avenida do Estado. Há uma fissura onde cabe o pé de um adulto entre duas placas do viaduto.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/laudos-apontam-seguranca-em-dois-viadutos/
Desenvolvido por CIJUN