Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Leão Panta passa por exames na ONG Mata Ciliar

| 01/06/2014 | 00:15

O leão Panta, de 16 anos, deixou as instalações da Mata Ciliar, em Jundiaí, ontem, percorreu mais de 77 km até retornar para sua casa, o Zoológico “Cid Almeida Franco”, em Americana. Ele passou por exames para tentar detectar quais as causas para uma repentina perda de peso. Os resultados dos exames devem sair em 10 dias. Somente com os dados disponíveis os veterinários traçarão um tratamento e manejos adequados para o problema. 

Segundo a coordenadora da Mata Ciliar, Cristina Adamia, é prematuro fazer qualquer tipo de análise sobre o leão. “O Panta passou por check-up geral com coleta de amostras e ultrassom. Pelas imagens foi possível identificar o aumento do baço, que pode ser causado por vários fatores, entre ele hemoparasitose e até parasitose. Somente com a análise de todos os resultados é que será possível identificar a causa para a perda de peso do animal”, explica.

Segundo Cristina, o animal só passou pelos procedimentos porque, durante o período que permaneceu na Mata, ganhou alguns quilos. “Não sabemos quanto ele pesava antes, porque não o manejamos quando chegou, mas hoje (ontem) ele pesa 148 quilos”, conta. A coordenadora da ONG explica que a dieta do animal foi acrescida de ração para gato, além dos complexos vitamínicos e da carne, que já faziam parte das refeições no zoológico.

O animal foi avaliado por nove veterinários especialistas. Eles, em conjunto com a equipe técnica do zoológico e da ONG irão determinar o melhor tratamento para o felino, que apesar de 16 anos, não é considerado idoso.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/leao-panta-passa-por-exames-na-ong-mata-ciliar/
Desenvolvido por CIJUN