Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Limpeza de bueiros é intensificada

Thiago Avallone | 14/01/2020 | 05:00

Nesta época do ano fortes chuvas chegam a região e com elas problemas relacionados a infraestrutura urbana também começam a aparecer como, por exemplo, as enchentes e os alagamentos. Uma das principais causas deste problema são os bueiros entupidos devido ao excesso de lixo deixados nas ruas.

E justamente para evitar estes problemas, um trabalho preventivo tem ocorrido de limpeza de bocas de lobo tem sido feito para evitar os transtornos com alagamentos no período de maior incidência de chuvas, que vai de janeiro a março. Objetos encontrados e que bloqueiam o escoamento da água pluvial chamam a atenção para a necessidade de colaboração por parte das pessoas.

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Alberto Moraes, embora o entupimento de um bueiro não seja de responsabilidade exclusiva de um indivíduo, se cada pessoa fizer sua parte todos irão colher ótimos frutos em decorrência dos cuidados tomados.

“Um dos principais motivos do entupimento de bueiros é o lixo descartado irregularmente em vias públicas. Os mais variados tipos de objetos, desde grandes móveis até mesmo um papel de bala que alguém joga ao chão, com o tempo vão se acumulando e evitando que ocorra o escoamento da água das chuvas”, disse Márcio.

Recentemente, os integrantes das equipes de campo encontraram dentro de uma boca de lobo da 9 de Julho um cachorro de pelúcia de cerca de 80 centímetros de comprimento. “Retiramos muitas garrafas, plásticas e de vidro das galerias. Em outras oportunidades, achamos um bidê e uma caixa de madeira usada para carregar frutas e legumes, que foi retirada depois de alargar uma rua no Tulipas”, disse o funcionário da UGISP, José Valotto.

Com esta obstrução, a água transborda das galerias de águas pluviais e chega até as casas e vias, causando alagamentos, enchentes e catástrofes. O gestor ressalta que além de não jogar lixo na rua e em locais inadequados, educar as crianças sobre este fato e, acima de tudo dando nosso exemplo, contribuirá com que menos bueiros sejam entupidos no futuro.

“Outros gestos simples como instalação de lixeiras, deixando o lixo inacessível ao ataque de animais em busca de alimentos, o plantio de áreas verdes e jardins para minimizar o fluxo de água, entre outras atitudes neste sentido, irão contribuir para que o bueiro não seja entupido”, ressaltou.

A Prefeitura de Jundiaí ressalta que o município conta com uma força-tarefa que envolve a Defesa Civil, algumas Unidades de Gestão e de serviços públicos para realizarem intervenções pontuais em locais necessários. Além de limpeza de bueiros e valas, é feito o desassoreamento de córregos e rios de forma constante e preventiva.

O diretor Márcio Moraes também explicou que o governo está implantando um novo sistema de coleta, são os contêineres para lixo orgânico. Um total de 187 unidades serão instaladas durante uma fase de testes.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/limpeza-de-bueiros-e-intensificada/
Desenvolvido por CIJUN