Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Lotes clandestinos são ameaça ao meio ambiente de Jundiaí

VINÍCIUS SCARTON | 05/06/2018 | 05:45

A clandestinidade na venda de terras é uma ameaça ao meio ambiente de Jundiaí. A avaliação é do gestor da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. Segundo ele, atualmente existem 200 loteamentos na cidade que estão em processo de regularização. De acordo com o gestor, somente neste ano já foram registrados cinco boletins de ocorrência para coibir a venda irregular de lotes no município. “Em diversos bairros da cidade tivemos que tomar providências, como no Traviú, Champirra e Caxambú, a partir de denúncias e, felizmente, esses casos não evoluíram”, afirma.

Sinésio Scarabello Filho, gestor da Unidade de Gestão de Meio Ambiente de Jundiaí

O gestor diz, ainda, que existe uma preocupação muito grande com relação ao desenvolvimento urbano, crescimento da cidade e das atividades industriais e econômicas, que também ameaçam ao meio ambiente, caso não sejam feitas de maneira controlada. “Diante desse cenário, a clandestinidade não obedece regra nenhuma. Por isso, a ameaça é muito maior e atualmente estamos atuando de forma mais rígida, com registro de boletins de ocorrência, recebendo denúncias e evitando que novos casos evoluam”, comenta.

05 DE JUNHO É O DIA DO MEIO AMBIENTE

A população, frisa Sinésio, é parte fundamental no processo para reduzir os loteamentos clandestinos. “Nós reforçamos o pedido para que a população denuncie esse tipo de ação.” As denúncias podem ser feitas pelo telefone 4589-8400 no departamento de Assuntos Fundiários da prefeitura. “O departamento atua com fiscais responsáveis por apurar o que está ocorrendo”, destaca o gestor. Além da fiscalização, Sinésio lembra que a Prefeitura de Jundiaí tem tomado outras medidas para coibir tal comercialização. “Notificamos, colocamos placas, registramos boletins de ocorrência e denunciamos para o Ministério Público”, enumera. Sinésio recorda, ainda, de um caso curioso e absurdo, referente a comercialização de lotes clandestinos. “Recentemente ficamos sabendo de lotes clandestinos de Jundiaí vendidos em uma feira do rolo na cidade de Louveira. Trata-se de um absurdo, que infelizmente aconteceu”, encerrou.Loteamento irregular ou clandestino em Jundiaí

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/lotes-clandestinos-sao-ameaca-ao-meio-ambiente-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN