Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mais de 200 crianças participam do projeto Mc Tour

DA REDAÇÃO | 24/06/2019 | 12:29

O pequeno Carlos Henrique Fagundes Sá, de seis anos, não escondia a felicidade ao ir, pela primeira vez, ao Parque da Cidade. Morador no bairro Jardim São Camilo, o menino ficou encantado com tudo o que viu. “Nunca tinha visto um macaquinho de perto. Ele é tão bonito e esperto”, disse o garoto.

Durante o passeio, ele e os amigos aprenderam sobre a preservação dos recursos naturais. Também caminharam pelo jardim sensorial, pelo viveiro de mudas e pelo bosque, além das quadras e parque infantil. “Eu também não conhecia o lugar e adorei”, contou Sophia Victória da Silva, de nove anos.

“Esta vivência é muito importante para eles, já que, muitos, sequer conseguem fazer uma programação como esta com a família”, explicou a voluntária do Espaço Comunitário, Gildete Menezes de Medeiros. A neta dela, Rayanne Menezes, de oito anos, adorou aprender a plantar sementes. “Meu sonho é morar em um lugar onde eu possa ter uma horta com legumes e verduras”, disse a menina.

As atividades realizadas nas dependências do Parque da Cidade são desenvolvidas e acompanhadas por monitores, que estimulam o aspecto cognitivo das crianças por meio de brincadeiras ao ar livre e do contato direto com a natureza. Depois da visita ao principal ponto turístico de Jundiaí, a garotada foi até o restaurante da rede de fast-food Mc Donald’s. Lá, as crianças foram convidadas a brincar no parque infantil e a degustar lanche, batata-frita, refrigerante e sobremesa. “Há muita criança que também não conhece o restaurante por conta do orçamento da família”, contou Gildete.

Desde fevereiro, quando iniciou a temporada 2019, o projeto Mc Tour beneficiou 212 crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade. Neste primeiro semestre, participaram os bairros Jardim Santa Gertrudes, Jardim Fepasa, Jardim Novo Horizonte, Parque Centenário e Jardim São Camilo. O objetivo é desenvolver a educação ambiental de maneira leve, divertida e natural. “A infância é solo fértil para a construção de uma sociedade mais sustentável, humana e consciente. Isso porque as crianças são agentes multiplicadores de informação e tudo o que elas aprenderem, certamente, será levado para casa e compartilhado com aqueles que estão próximos”.

O projeto Mc Tour é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com o restaurante Mc Donald’s – Nove de Julho. A ação é desenvolvida também com o apoio da DAE Jundiaí, Parque da Cidade e Fundação Municipal de Ação Social (Fumas).

Mc Tour: brincadeiras ao ar livre e visita ao restaurante da rede de fast-food


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mais-de-200-criancas-participam-do-projeto-mc-tour/
Desenvolvido por CIJUN