Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Manter a hidratação da pele no inverno é fundamental

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 26/06/2019 | 05:02

O inverno chegou na última sexta-feira (21) e além das baixas temperaturas, algo muito comum nessa época do ano é o tempo seco. Em Jundiaí, não chove há pelo menos duas semanas e, de acordo com o Climatempo, não choverá nos próximos 15 dias.
Esses fatores desencadeiam um problema muito comum e incômodo. O ressecamento da pele, principalmente mãos e boca, o que pode gerar rachaduras e feridas muitas vezes doloridas.

A dermatologista e professora da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Iza Maria Correa Bottene, conta que isso ocorre por conta do clima típico do inverno: Frio e seco. “A pele também fica seca. No inverno, as pessoas têm costume de tomar banhos mais quentes e demorados, o que resseca a pele. Outra coisa que poucos sabem é que os sabonetes com fragrâncias mais fortes são os que mais agridem a pele. O ideal é utilizar produtos específicos para o tipo de pele”, afirma. De acordo com a dermatologista, os idosos devem ter um cuidado maior, um vez que a pele deles é naturalmente mais seca. “Com a idade, a tendência é perder as funções das glândulas que ajudam na hidratação da pele”, explica.

A estudante Giovanna Giulia Souza, de 22 anos conta que sua pele sofre bastante na mudança de estação. “Eu sempre fico com a pele bem ressecada no inverno. Percebo que é principalmente por conta da água quente do banho. Para amenizar, passo hidratantes corporais e labiais. Percebo que ajuda bastante”, conta.

A dermatologista ainda ressalta que manter os lábios hidratados é muito importante. “Passar um hidratante labial ou manteiga de cacau antes de dormir e ao longo do dia é muito bom para a hidratação, e evita que eles fiquem rachados, principalmente as pessoas que costumam dormir com a boca aberta”, explica.

Outras dicas ajudam a manter a pele a hidratada:
Banhos não tão quentes e rápidos, a água morna é ideal para a pele nesse período;
Usar o mínimo de sabonete, quanto mais neutro puder ser, melhor;
Usar hidratante, a melhor forma de aplicar é com a pele úmida, logo depois do banho. É quando a absorção é mais eficaz.;
Manter o corpo sempre hidratado. Importante lembrar que o corpo necessita de água para o bom funcionamento, independente da estação do ano. Além disso, legumes, frutas, verduras e alimentos ricos em Vitamina C são muito bons para a hidratação.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/manter-a-hidratacao-da-pele-no-inverno-e-fundamental/
Desenvolvido por CIJUN