Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Maratona de lazer na inauguração do Viaduto das Valquírias

DA REDAÇÃO | 17/10/2019 | 05:00

O Viaduto das Valquírias, antes de ser aberto para o tráfego de veículos, neste domingo (20), das 8 às 13 horas, vai oferecer uma extensa programação de atividades para a população, com ‘Ruas de Brincar’, ação do programa ‘Cidade das Crianças’, e ‘Estação Pedalar’, além de treinos de corrida, aula de ritmos, bicicletada, plantio de árvores e ‘Caminhada da Família’ e Pet.

A programação é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia e com estacionamentos no local. O objetivo é promover a apropriação social do espaço público, com cultura, gastronomia (food trucks), esporte, lazer e muito mais.

“A intenção é que as pessoas tenham uma experiência positiva, conheçam o espaço, observem as melhorias implementadas, circulando a pé ou de bicicleta”, explica o assessor especial da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Felipe Cunha.

Ainda no domingo, o complexo viário terá liberação parcial para veículos às 13 horas, e, a partir das 15 horas, liberação total de acesso.

De acordo com a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o tráfego pelo Viaduto das Valquírias, no sentido bairro-centro deve receber em média 1.200 carros por hora passando pelo local em horários de pico. Os ajustes finais para a entrega compreendem sinalização de solo e ajustes semafóricos.

“Este é o maior investimento em mobilidade feito nos últimos anos, que vai ligar duas importantes regiões, o Vetor Oeste e o Centro. A partir da liberação nos dois sentidos, o viaduto também deve desafogar o trânsito em importantes regiões da cidade, como o complexo viário Xisto Cereser e a rotatória da avenida Jundiaí”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O investimento do município é de cerca de R$ 15 milhões com recursos obtidos por meio de um contrato de financiamento com a Desenvolve SP.

Trânsito
Por conta da liberação da via, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí informa que o viário do entorno do viaduto será interditado ao tráfego das 7 às 13 horas para a maratona de lazer.

A área interditada abrange os trechos da avenida Jacyro Martinasso, entre o viaduto e a Rua do Retiro, e da avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães, entre a Praça Jorge Cury (Praça dos Dogs) e a Rua Nicolau Mattar.

Neste período, o condutor que vier pela avenida Osmundo dos Santos Pelegrini e quiser acessar o Viaduto das Valquírias e a avenida Jacyro Martinasso deverá entrar à direita na marginal da rodovia Anhanguera, passar pela rotatória do final da avenida Dr. Adilson Rodrigues e entrar na avenida Jundiaí no seu início, onde poderá acessar seu ponto de interesse.

No sentido contrário, quem vier pela Rua do Retiro com intenção de acessar a avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães ou a avenida Jacyro Martinasso, no sentido da marginal norte da Anhanguera, ou chegar ao Hipermercado Carrefour, deverá seguir pela rua do Retiro e entrar à direita no início da avenida Manoela Lacerda de Vergueiro. Depois deve seguir à direita na avenida Barão de Teffé, até a marginal norte da Anhanguera.

Quem vier pela avenida Luiz Gonzaga Martins Guimarães para chegar à rua do Retiro deverá entrar à direita na altura da rotatória da praça Jorge Cury (Praça dos Dogs), na rua Prof. Sebastião Augusto de Miranda e à esquerda na rua Prof. José Leme do Prado, chegando à rua do Retiro.

Estacionamento
Haverá uma área de estacionamento aos participantes dos eventos da maratona de lazer da abertura do Viaduto das Valquírias, próximo à praça Jorge Cury, que pode ser acessado pela avenida Comendador Hermes Traldi, e ao lado do viaduto, a ser acessado pela marginal norte da Anhanguera.

Operadores de tráfego estarão em todos os pontos de interdição para auxiliar os condutores no que for necessário.

Após o término do evento, por volta das 15 horas, o trânsito será liberado nos dois sentidos do Viaduto das Valquírias e nas vias interditadas.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/maratona-de-lazer-na-inauguracao-do-viaduto-das-valquirias/
Desenvolvido por CIJUN