Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Marcha da Consciência Negra reúne milhares no Centro

Da Redação | 20/11/2019 | 12:11

Realizada há oito anos em Jundiaí, a Marcha da Consciência Negra de 2019 foi marcada pela união de diversos movimentos para a apresentação do tema “Raça, cor, etnia” em caminhada pela rua Barão de Jundiaí e Praça Governador Pedro de Toledo, na manhã desta quarta-feira (20), em comemoração ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra. O evento teve o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial.  A programação prossegue ao longo do dia com atividades no Complexo Fepasa, com música, dança, palestras e oficinas.

Segundo a assessora de Políticas para a Igualdade Racial, Isabela Galdino Miguel, a representatividade de todos os movimentos negros no evento promove a interação e a mobilização social. “A Marcha conta com o apoio da administração e reforça a representatividade dos negros e pardos na sociedade. É um evento em que todos se unem para promover a conscientização sobre a importância da raça, da cor e da etnia”, argumentou.

O contexto apresentado pela assessora é validado na fala do idealizador da Marcha em Jundiaí, Reginaldo Manoel. “A autodeclaração como negro e pardo aumentou em 33% entre os anos de 2012 e 2018, além da participação em 50,3% de negros e pardos nas universidades. É importante falar sobre o assunto, incentivar a autodeclaração em todos os setores de forma a refletir, resgatar e valorizar o papel dos negros na sociedade”, explicou.

Além de diversos grupos de capoeira, ligas esportivas, clubes e outras instituições, as mulheres ‘Sambadeiras de Bimba – Filhas de Biloca’ também participaram da caminhada e fizeram sua apresentação. Iniciado no Centro de Atenção Psicossocial Álcool de Drogas (Caps AD) como terapia complementar para as mulheres assistidas ou familiares de pessoas em tratamento no equipamento de saúde, o grupo propõe o resgate do samba-raiz e de sua cultura, proporcionando com isso, a valorização social dos participantes.

 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/marcha-da-consciencia-negra-reune-milhares-no-centro/
Desenvolvido por CIJUN