Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mecânicos alertam sobre cuidados antes de pegar estrada

THIAGO AVALLONE | 10/12/2019 | 05:00

O fim do ano se aproxima e as pessoas começam a se planejar para viajar e curtir um momento de lazer, sem preocupações. E, para evitar riscos ou inconvenientes durante o trajeto da viagem, é importante que o carro esteja em ordem. Mesmo quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica, existem revisões importantes que devem ser feitas para garantir que tudo corra bem.

Lourival Périco, proprietário de uma mecânica da cidade, explica que deve ser feita uma revisão completa e com antecedência, pois, se houver necessidade de substituição de alguma peça, muitas vezes é impossível fazer isso de um dia para o outro.

“É importante que seja feita a revisão do carro todo, é uma questão de segurança. As pessoas pegam horas de estradas, então, é preciso checar o óleo, água e a pressão dos pneus”, ressalta o mecânico.

Lourival lista alguns pontos que são essenciais para revisar antes de viajar, como, fluídos, pneus, parte elétrica, suspensão e até o limpador de para-brisa. “Além do funcionamento dos limpadores e desembaçadores, é importante conferir o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Se estiverem ressecadas, não farão o escoamento adequado da água”, explica.

De acordo com Lourival Périco as boas condições dos pneus são essenciais, principalmente nesta época do ano, quando os motoristas podem se deparar com chuvas fortes nas estradas.

“Os pneus são vitais para a correta drenagem na banda de rodagem no caso de chuva, prevenindo a temida aquaplanagem. É importante ver se o kit para troca de pneu está em ordem, e não se esqueça de incluir a estepe na inspeção. Além de conferir se os itens estão no carro, faça uma checagem de funcionamento: um triângulo com a haste de apoio quebrada não serve pra nada”, detalha.

De acordo com a Resolução 558/80 do Código Nacional de Trânsito, os sulcos dos pneus devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade. Um pneu novo, com 8 mm em média.

Périco explica que, na estrada, o motor é submetido a um esforço maior que nas ruas. Por isso, é imprescindível checar o nível, a validade de todos os fluidos e seus respectivos filtros do líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem, e nível do combustível do reservatório de partida a frio (carros flex). Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, é aconselhado que faça a troca.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mecanicos-alertam-sobre-cuidados-antes-de-pegar-estrada/
Desenvolvido por CIJUN