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Médica reforça a importância da hidratação durante o verão

SIMONE DE OLIVEIRA | 12/01/2019 | 05:05

“A hidratação é fundamental em épocas de intenso calor”. Assim alerta a clínica-geral e pediatra do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Maria de Fátima Rizzo. Além do forte calor e ingestão de pouco água, a alimentação a e exposição ao sol estão entre as causas da desidratação, quadro que pode levar ao agravamento do estado de saúde do paciente.

O auxiliar de logística Mateus Gabriel de Souza Martins, 20 anos, sabe bem o que é isso. Esta semana ele precisou internar o filho, o pequeno Heitor Felipe Gomes Martins, de apenas 8 meses. Após passar por consulta e receber medicação, o bebê ficou em observação no Hospital Universitário. “Há dois dias ele está no hospital com quadro de vômito e desidratação. O tempo quente está judiando e a preocupação é grande, pois ele é bem novinho”, descreve.

O receio de desidratar aumentou os cuidados da aposentada Maria Rita Andrade Beati, 83 anos, que está sempre atenta ao consumo de água. “Eu não deixo de tomar água em hipótese alguma. Essa rotina acontece pela manhã, a tarde e a noite”, comenta com bom humor tomando mais um copo de água, durante o tempo em que esteve no HU.

CUIDADOS
Segundo Maria de Fátima, crianças, adultos e idosos precisam estar atentos ao período mais quente do ano. “Os casos de desidratações nessa época do ano são sérios, podendo causar febres e até a morte”, confirma. A médica explica que no verão as viroses são comuns, com quadros de vômito e diarreia. “Isso acontece principalmente com quem vai à praia, quando não há uma alimentação de procedência e higiene no preparo deste alimento, comercializado muitas vezes em lugares inapropriados”, diz.

Para quem gosta de aproveitar o verão na praia, a médica recomenda levar o alimento preparado em casa, com verduras, legumes e frutas. “Sem esquecer da água”, lembra. Além da hidratação, a especialista ressalta a importância de considerar o tipo de roupa mais adequado para a estação. “Nesta época as melhores alternativas são peças mais leves, que não prendem ao corpo”, recomenda.

Já para quem é adepto às atividades esportivas, a médica destaca os melhores horários para a prática. “Entre 8h e 10h e depois das 17h com muita hidratação, tendo em vista que os exercícios físicos aumentam a temperatura corpórea”, descreve. A preparação para dormir também deve ser considerada. “Nesta época, na falta do ventilador, ar-condicionado, uma dica interessante é colocar um balde ou bacia com água no quarto para umidificar o ambiente, facilitando a respiração”, explica.

Rui Carlos

Rui Carlos


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