Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mesmo sem atingir a meta de vacinação, maioria do AUJ não fará um novo ‘Dia D’

NIZA SOUZA | 31/08/2018 | 05:00

Das sete cidades que compõem o Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), apenas Itupeva vai seguir a orientação do Ministério da Saúde e promover neste sábado (1º) mais um “Dia D” de vacinação contra poliomielite e sarampo, estendendo a campanha que termina oficialmente nesta sexta (31). Levantamento feito pela reportagem mostra que, assim como a maioria das cidades do país, todos os municípios da Região estão com a cobertura abaixo da meta de 95%, preconizada pelo ministério. Na AUJ, a média de cobertura é de 80%.

O município de Itupeva, segundo a Secretaria de Saúde, atingiu 87% do público-alvo da campanha. É uma das maiores coberturas da Região. Mesmo assim, a prefeitura decidiu abrir duas unidades (Centro de Saúde do Jardim São Vicente e Unidade de Saúde da Família no Rio das Pedras) neste sábado, das 8h às 16h, para mais um “Dia D”.

Em Jundiaí, segundo balanço divulgado ontem, a cobertura contra pólio atingiu 84% e contra sarampo, 83%. Em nota, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informa que não terá ações neste sábado, mas vai ampliar a campanha de vacinação em uma semana, entre os dias 3 a 6 de setembro.  “Ainda serão analisadas medidas adicionais para ampliar a cobertura, especialmente entre as crianças com menor adesão vacinal, identificada entre as crianças de 1 ano. Nessa faixa etária, apenas 65% da população (estimada em 5.827) foi vacinada contra o sarampo e 66% contra a pólio”, diz a nota.

Campo Limpo Paulista, de acordo com nota da prefeitura, vacinou 80% das crianças até 4 anos. “Por enquanto não há previsão de um novo ‘Dia D’. Na próxima segunda-feira (3) a equipe da Secretaria de Saúde irá se reunir para avaliar se serão necessárias novas ações para atingir a meta”, afirma, destacando que apesar de a Campanha Nacional terminar nesta sexta, o município segue vacinando as crianças nas unidades básicas de saúde (exceto Jardim Europa e Vila Marieta).

O município de Várzea Paulista atingiu 84% do público-alvo, mas ainda abaixo da meta. Em nota, a prefeitura informou que neste sábado (1º) não haverá “Dia D”, pois as equipes estarão concentradas na vacinação contra raiva animal. “Posteriormente, a Saúde vai avaliar novas ações”, reforça. Em Jarinu a cobertura chegou a 88%, com 1.273 doses aplicas. “O próximo ‘Dia D’ ainda esta em discussão caso até esta sexta-feira não atinja o restante da população faltante, que é bem pouco”, diz a nota da prefeitura.

Cabreúva é a cidade com a menor cobertura: 75% contra pólio e 73% contra sarampo. Mesmo assim, a prefeitura informa que irá realizar ação neste sábado, “apesar da sugestão do Ministério da Saúde”. A Prefeitura de Louveira não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mesmo-sem-atingir-a-meta-de-vacinacao-maioria-do-auj-nao-fara-um-novo-dia-d/
Desenvolvido por CIJUN