Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Missa e procissão são pontos altos do feriado

Simone de Oliveira | 20/06/2019 | 05:02

A Diocese de Jundiaí comemora hoje mais uma edição de Corpus Christi com missa e procissão em diversas paróquias da cidade. Trata-se de uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

O diretor espiritual no Seminário Diocesano e porta-voz da Diocese de Jundiaí, padre Milton Rogério Vicente, explica que ‘celebrar Corpus Christi significa fazer memória solene da entrega que Jesus fez de sua própria carne e sangue, para a vida da Igreja, e comprometer-nos com a missão de levar esta Boa Nova para todas as pessoas’.
“A Igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, festa chamada de Corpus Christi. Dia de louvar a Eucaristia, fonte de vida da Igreja”, explica.

Pela primeira vez, os fiéis da Paróquia São José Operário, no Retiro, terão a experiência de participar de uma celebração unida à procissão. Serão pelo menos 350 metros do tapete que começa da sede da igreja e prossegue até o Centro Esportivo Benedito de Lima.

Um dos organizadores do encontro, Leonardo de Souza Vieira, diz que teve a ideia de fazer o tapete já pensando na participação dos fiéis e acredita que mesmo sendo o primeiro, será um sucesso.
“Tivemos a colaboração de muita gente para arrecadar os itens para confeccionar o tapete e só vendo a disponibilidade das doações podemos ter uma ideia da participação durante a missa”, diz Leonardo, também coordenador do grupo de jovens.

Na Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, o mais tradicional dos tapetes terá 400 metros. A missa, seguida de procissão, será às 15h30.

As sete paróquias que formam a Região Pastoral 1 (região central de Jundiaí) estarão reunidas na Catedral Nossa Senhora do Desterro, e celebrarão a missa às 9h, na praça do Coreto, atrás da igreja. Após a missa, a tradicional procissão percorrerá as ruas do entorno da Catedral.

O bispo diocesano, Dom Vicente Costa, presidirá a missa às 9h, no Coreto da Catedral, e também às 16h45, na Paróquia São João Batista, Ponte São João.

SERVIÇO
São José Operário: (9h30): rua Maestro Paulo Mario de Souza, 284 – Parque Brasília
Santuário Nossa Senhora Aparecida (9h30): Rua Cica, 1862 – Vila Rami, Jundiaí
São João Bosco: (15h30): avenida Benedito C. de Andrade, 1091 – Parque Res. Eloy Chaves,
Matriz (9h): Praça Governador Pedro de Toledo. Centro.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/missa-e-procissao-sao-pontos-altos-do-feriado/
Desenvolvido por CIJUN