Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Moradores reclamam de odor no Sarapiranga

Thiago Avallone | 19/12/2019 | 05:00

Os moradores do Jardim Sarapiranga reclamam do odor causado pela empresa multinacional Henniges Automotive desde o começo do ano, quando lhes foi prometido que o problema seria solucionado. O problema não apenas não foi solucionado como piorou. Agora, além do odor, os moradores reclamam que a empresa produz ruído excessivo 24 horas por dia, sete dias por semana.

“O que já estava ruim ficou ainda pior . Agora, além da poluição ambiental devido ao cheiro horrível de borracha queimada, também tem o barulho ensurdecedor do que parecem ser geradores que trabalham ininterruptamente a semana toda, o dia inteiro”, reclama Maria Amélia Paixão.

De acordo com a moradora, a empresa não respeita os moradores e nem o bairro onde está localizada. “Eu acredito que falte empatia, se colocar na pele do outro, pensar um pouco no próximo”, disse.
Uma das moradoras insatisfeitas com a situação afirma que, desde fevereiro, tem feito reclamações à Cetesb em busca de uma solução.

A Cetesb explica que recebeu reclamações contra a empresa, relativas a odor incômodo e ruído excessivo. A empresa foi multada, em 22 de novembro por emissão de substâncias odoríferas. Também têm sido feitos contatos e esclarecimentos junto à comunidade vizinha ao empreendimento. Agora, técnicos da agência ambiental estão fazendo nova vistoria no local.

Em setembro, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo afirmou, em nota, que notificou a empresa Henniges Automotive com um Auto de Advertência, em junho de 2019, com a exigência de cessar de imediato a emissão de substâncias odoríferas na atmosfera e a implantação de sistemas de controle de poluição do ar.

O Ministério Público do Estado de São Paulo explica que existe um inquérito em andamento, instaurado em 18 de novembro, na promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Jundiaí que apura poluição atmosférica decorrente da atividade industrial, com emissão de substâncias odoríferas e poeira na atmosfera, ocasionando incômodo à população. O caso está em andamento.
O Jornal de Jundiaí tentou contato com a empresa americana, mas não recebeu resposta até o fim da edição. (Thiago Avallone)

 

 


Leia mais sobre | |
Thiago Avallone
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/moradores-reclamam-de-odor-no-sarapiranga/
Desenvolvido por CIJUN