Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mostra reúne fotos históricas e marcos da cidade

DA REDAÇÃO | 28/10/2018 | 05:00

A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe, a partir desta quarta-feira (31), a 10ª Exposição Individual de Fotografias de Regina Kalman. A mostra, intitulada “Referências de Jundiahy em Foco”, fica em cartaz até o dia 28 de novembro.

A artista plástica e fotógrafa apresenta um conjunto de registros realizado pelas lentes de suas máquinas fotográficas, analógicas e digitais, ao longo de quatro décadas – de edifícios a monumentos da arquitetura jundiaiense, referências de diversos aspectos da memória de Jundiaí.

A maioria das fotos são registro do patrimônio cultural jundiaiense, importantes para a preservação da memória da história da cidade. Nas fotos pode-se observar vários edifícios que hoje foram modificados ou demolidos, ficando somente como documentos fotográficos.

Regina conta que quando membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac) passou a fazer registros voltados à preservação de referências da cidade. Algumas imagens foram usadas para solicitar a preservação e tombamento estadual, de forma legal, como a fábrica de tecelagem Argos, em 2016, pelo Condephaat.

“A fotografia foi uma maneira de contribuir e fazer parte da cultura e da História jundiaiense, onde moro desde a adolescência e luto para que sejam preservadas as memórias e referências de Jundiaí, dos seus quatro séculos de existência”, diz ela.

 

 

 


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mostra-reune-fotos-historicas-e-marcos-da-cidade/
Desenvolvido por CIJUN