Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mudança de ‘farmácia pública’ para Jardim Tulipas incomoda usuários

DA REDAÇÃO | 15/02/2019 | 05:05

A troca do Centro de Distribuição de Medicamentos da Prefeitura de Jundiaí, antes localizada na av. XIV de Dezembro e agora na av. Dr. Wady Brada, no Jardim Tulipas, tem incomodado muitos usuários. O novo local funciona desde o dia 5 de fevereiro e atende pacientes da terapia nutricional e também aqueles que conquistaram o direito de ter acesso a remédios através de ordem judicial, muitos dos quais são idosos.

Para Ingrid Gine Raia, a mudança foi de um local ruim para outro pior. “As linhas de ônibus que atendem são ruins, os horários são distantes. Mudaram sem pensar na população, pois muitos são enfermos e idosos”, diz. Para ela, o novo local é inacessível para a maioria dos usuários que moram na região central da cidade. “Ficou praticamente inviável buscar medicamentos. Quase 100% dos usuários possuem reclamações”.

As redes sociais também estão cheia de contestações. Katia Bitar usou seu perfil no Facebook para mostrar sua indignação, inclusive chamando a atenção de alguns vereadores municipais. “É no mínimo uma falta de humanidade com as pessoas que não têm condução, as que têm dificuldades físicas, ter que se deslocar até esse lugar totalmente fora de mão e de difícil acesso”, diz o recado, que já recebeu mais de 600 interações, comentários e compartilhamentos.

A maior parte das reclamações dizem respeito ao fato de a porta de entrada do centro de distribuição ficar longe da entrada do galpão onde está localizado, fazendo com que os usuários andem longas distâncias entre o ponto de ônibus ou o local de estacionamento até a porta do centro. “Por que mudar para tão longe? Por favor coloquem a mão na consciência e revejam a questão”, finaliza Kátia em seu texto.

A Prefeitura de Jundiaí afirmou, via nota, que a mudança visa garantir o maior conforto aos usuários e servidores além de espaço adequado para o armazenamento dos insumos das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, Educação e Administração. “Embora não esteja localizado na região central, o novo endereço é servido, pela linha 537 B – Jardim das Tulipas-Terminal Central via Anhanguera, que para a 150 metros da entrada. A distância é menor que era percorrida pelos usuários no endereço anterior, quando era necessário circular um quarteirão.”

O comunicado ainda cita outras vantagens do novo local em relação ao anterior, como rampas de acesso, banheiros adaptados, controle térmico para os materiais e pessoal, além de segurança. “O espaço anterior não comportava o fluxo necessário para atender a demanda, não sendo ideal para o fluxo de caminhões, pois travava toda a avenida quando chegavam os carregamentos”, diz a nota.

A prefeitura também utiliza o prédio para o armazenamento da Central Farmacêutica (medicamentos da Atenção Básica, Psicotrópicos e insumos para Diabetes, Insulinas, Vacinas e insumos, atendendo toda a Rede de Atenção a Saúde/ SUS) e almoxarifado de enfermagem.

T_cd_tulipas-2


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mudanca-de-farmacia-publica-para-jardim-tulipas-incomoda-usuarios/
Desenvolvido por CIJUN