Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mulheres em Ação é reforço para empreendedorismo na pandemia

Natália Sousa | 04/06/2020 | 10:47

O Programa Jundiaí Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), começou uma nova etapa já no primeiro dia deste mês e atraiu a atenção de 275 mulheres no curso ‘Mulheres em Ação’. Segundo a analista de negócios do Sebrae Jundiaí, Ana Flávia Silva Moura, a procura foi grande e superou as expectativas. “Em menos de 24h já tínhamos 150 mulheres inscritas”, adiantou a analista.

Entre as inscritas, está a costureira Elisabete Romero Vieira que trabalha com reparos e pequenas confecções como bichinhos de feltro. Ela atende somente pessoas do condomínio onde mora e algumas poucas do bairro também. “Há carência de mão de obra para estes serviços de reparo, como fazer barra e trocar zíper. A maioria das costureiras faz roupas ou vai trabalhar em indústrias”, diz ela, que aproveitou a disponibilização do Mulheres em Ação para se aperfeiçoar.

O trabalho realizado por Elisabete ainda não representa uma fonte de renda expressiva para ela, mas o curso será uma maneira de ajudá-la em seu trabalho. “Tudo que o Sebrae me passa serve para eu coletar dados. A confecção das máscaras nesta época de pandemia me ajudou a abrir novas portas”, conta.

Outra empreendedora que acompanha as aulas on-line oferecidas no curso é Vanessa Stefaneli. Há sete meses ela comercializa roupas e acessórios infantis virtualmente. “Divulgo e negocio no Instagram e no WhatsApp. Em Jundiaí eu entrego, mas atendo outras cidades e estados.”

No isolamento ela percebeu o crescimento dos negócios. “De repente, com a pandemia, teve uma demanda maior do que eu esperava, então o curso chegou num momento que eu precisava me preparar.”

Vanessa conta que, mesmo tendo formação em administração de empresas, o curso se mostrou importante. “São muitos detalhes que a gente precisa sempre aprender. A gente acha que já sabe, mas não é bem assim. A opção de ser on-line é perfeita porque tenho três filhos e, se fosse presencial, eu não conseguiria fazer neste momento”, fala ela sobre os encontros virtuais do Mulheres em Ação.

Os cinco encontros promovidos dentro do Jundiaí Empreendedora, acontecem via internet até a próxima sexta-feira (5), sempre das 14h às 16h. As aulas são denominadas ‘Live Descomplique!’ abordando empreendedorismo, marketing, finanças, sua ideia de negócio e formalização.

Ana Flávia diz que a ideia dos encontros virtuais foi dar a oportunidade de as mulheres assistirem às aulas em suas casas. “As pessoas estão em casa empreendendo ao mesmo tempo que auxiliam seus filhos em atividades escolares. O canal on-line democratizou e facilitou a participação.”

O Sebrae tem inúmeros canais que ficam à disposição para que as mulheres possam continuar se capacitando. “Temos inúmeros temas de capacitação em nossa plataforma de EAD”, conta Ana Flávia sobre a possibilidade de que este aprimoramento iniciado agora possa continuar conforme a precisão de cada empreendedora.

 

 


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mulheres-em-acao-e-reforco-para-empreendedorismo-na-pandemia/
Desenvolvido por CIJUN