Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Munícipes podem denunciar lançamentos irregulares na rede de esgoto

Da Redação | 11/05/2020 | 13:41

A DAE Jundiaí solicita o apoio dos munícipes para que denunciem lançamentos irregulares e movimentações estranhas próximo aos poços de visita (também chamados de “tampões”), que acessam a rede de esgoto. Para isso, basta que entrem em contato pela Central de Relacionamento, no 0800 133 155. A ligação é gratuita o atendimento 24 horas. A denúncia é sigilosa.

Os descartes irregulares prejudicam a rede de esgoto e afetam a operação das estações de tratamento de esgoto. Nas últimas semanas, a DAE registrou uma ocorrência com polpas de frutas, possivelmente lançadas nas regiões do Fernandes, Corrupira e Rio Acima. Em função do uso de corantes e do tipo de produto, não foi possível o tratamento.

“As estações de tratamento de esgoto foram projetadas para tratar resíduos domésticos, por este motivo, em função de se tratar de um corante alimentício, em grande quantidade, o mesmo não pôde ser tratado e trouxe prejuízos ao processo não só em Jundiaí, como também Louveira e Vinhedo, que captam água do rio Capivari”, detalha a gerente de Tratamento de Esgoto da DAE, Alba Romana.

A DAE atua em parceria com a Cetesb, a Polícia Ambiental e a Guarda Municipal neste tipo de investigação. Além, intensificou as fiscalizações nestas regiões. Porém, a ajuda dos munícipes é essencial, já que podem presenciar algo perto de suas casas. “As pessoas conhecem os vizinhos e podem nos dizer se houve algo diferente. Neste caso, é importante que anotem a placa e o tipo de veículo para que possamos localizar a procedência”, reforça.

O descarte irregular é crime, passível de multa, conforme determina o Decreto 8.468/1976, da Cetesb, que dispõe sobre a prevenção e o controle da poluição do meio ambiente.

Foto: Rui Carlos


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/municipes-podem-denunciar-lancamentos-irregulares-na-rede-de-esgoto/
Desenvolvido por CIJUN