Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mutirão do Grendacc realiza 80 cirurgias por mês até março de 2019

VINICIUS SCARTON | 10/10/2018 | 06:00

Depois de longos três anos, a espera terminou esta semana para o jovem João Luis Leão de Sousa, de 16 anos. Na segunda-feira (8), ele finalmente passou pelo procedimento para alongamento de tendão, que deve melhorar sua qualidade de vida. Morador de Campo Limpo Paulista, o adolescente tem paralisia cerebral e vive com a mãe, Ana Cláudia Leão de Sousa, que não conseguia esconder a alegria e a emoção pelo sucesso da cirurgia, realizada no Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer), de Jundiaí. “A cirurgia durou cerca de quatro horas e meia e tudo ocorreu muito bem. Recebemos um ótimo tratamento. Agora estou aguardando a alta do João, prevista para hoje (ontem)”, diz a mãe.

João faz parte dos 468 pacientes, entre 0 e 19 anos, que aguardam por uma cirurgia eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que finalmente serão atendidos graças ao convênio assinado no mês passado entre a Prefeitura de Jundiaí e o Grendacc, no valor de R$ 1,2 milhão. O convênio terá duração de seis meses e vai atender cirurgias nas especialidades ortopédicas, gástricas e clínicas. De acordo com a prefeitura, a fila com maior número de pacientes (94) é de postectomia (fimose), seguida por enxerto de tendão único (70) e transferência muscular (60). “Esse montante zera a fila de espera para esses procedimentos”, afirma a prefeitura, em nota.

Segundo o gestor de custo do Grendacc, Ricardo Nobrega, 60 pacientes já passaram pelo processo de triagem, que começou no dia 1º de outubro, e 17 já realizaram a cirurgia. Ricardo diz ainda que a previsão é realizar, em média, 80 cirurgias por mês. Desta forma, a previsão é atingir os 468 procedimentos até o final de março do ano que vem. A presidente do Grendacc, Verci Andrêo Bútalo, afirma que o convênio consolida o Hospital da Criança como mais uma referência em atendimento pediátrico na Região e também contribuirá para a redução do déficit financeiro da instituição. “Estamos devidamente preparados para receber todos esses pacientes.

O prefeito Luiz Fernando Machado destaca que a realização desse mutirão está sendo possível graças ao trabalho da administração municipal e a parceira com o deputado federal Miguel Haddad, que encaminhou emenda parlamentar para viabilizar as cirurgias. “Com trabalho e planejamento conseguimos melhorias para a saúde. O dinheiro foi fundamental para conseguir zerar a fila de espera para os procedimentos que aguardavam, em alguns caso, há três anos”, afirma.

O gestor da Unidade de Saúde, Tiago Texera, reforça que a ação faz parte do programa Saúde em Dia. “Conseguimos eliminar filas de espera para exames e consultas com especialistas, reduzindo em 96,5% a quantidade de pedidos demandados antes de janeiro de 2017”, detalha o gestor. Já pensando no futuro, Ricardo confirma que já houve uma conversa com o prefeito sobre a possível renovação do convênio para cirurgias pediátricas no Hospital da Criança. “Afinal, as cirurgias eletivas não acabam, sempre haverá mais pedidos. A ideia é buscar uma continuidade, com objetivo de zerar a fila ou muito próximo disso”, diz.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mutirao-do-grendacc-realiza-80-cirurgias-por-mes-ate-marco-de-2019/
Desenvolvido por CIJUN