Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Mutirões de castração continuam sem data definida, diz prefeitura

| 07/06/2014 | 00:05

Ainda não está definida a data do próximo mutirão de castração de cães e gatos de Jundiaí, embora a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) tenha informado ao Jornal de Jundiaí Regional, em maio, que a ação ocorreria em junho. Pelo menos 2.4 mil animais estão à espera de castração.

Foi publicada nesta sexta-feira (6), na Imprensa Oficial do município, a contratação da empresa para a realização das ações. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, estão sendo planejados seis mutirões, a serem realizados aos sábados e domingos, em diferentes bairros da cidade. A estrutura de escolas municipais deve ser usada para abrigar os mutirões.

No dia 13 de maio, protetores independentes de animais desabrigados fizeram uma manifestação pacífica no Paço Municipal. Dentre as principais reivindicações estava a volta dos mutirões de castração, tal como o oferecimento de mais suporte a quem abriga animais gratuitamente.

Juntas, as ONGs Asilocão e Orfangato e a S.O.S. Animais Abandonados – que promoveram a manifestação – tomam conta de 200 animais, o que custa R$ 12 mil por mês. Desse valor, 40% é só com despesas de veterinários. “Se a prefeitura nos oferecesse o apoio veterinário no Cobema, já seria uma grande ajuda para que os protetores independentes continuassem a contribuir e tirar os animais das ruas”, disse Renata Prezotto, uma das protetoras independentes.

Feira de adoção – Neste sábado (7) serão realizadas duas feiras de adoção de animais, promovidas pela Uipa (União Internacional Protetora dos Animais), que atualmente abriga mais de 500 animais, entre cães e gatos.

A feiras ocorrem na loja Morasco (na rua Graciliano Ramos, 94, no Jardim Rio Branco), das 9h30 às 12h30; e na loja Cão Late (na avenida 9 de Julho, 2350), das 9h30 às 15h. Para adotar é necessário levar RG, CPF, comprovante de residência e assinar o termo de responsabilidade.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/mutiroes-de-castracao-continuam-sem-data-definida-diz-prefeitura/
Desenvolvido por CIJUN