Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Na semana da adoção, 154 em fila de espera

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 22/05/2019 | 05:00

Atualmente, Jundiaí conta com uma fila de espera de 154 pessoas que desejam adotar uma criança. No município, 15 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos estão aptos a adoção. Desse número, são três grupos de irmãos, sendo dois grupos de 14 e 12 anos e um de 17 e 16 anos. Um adolescente de 13 anos; um de 14; um de 15; quatro de 16 e dois de 17 anos. No momento, nenhuma criança está disponível para ser adotada, de acordo com informações do Juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, Jefferson Torelli.

Com o tema “Adotar é preciso – Quando o amor é mais forte”, o Grupo de Apoio a Adoção Semente organiza a 8ª semana da adoção de Jundiaí. O evento acontece a partir do dia 25 de maio, data que é comemorado o Dia Nacional da Adoção.

Para o presidente do GAA Semente, Paulo Sérgio Antunes de Oliveira, a data é de extrema importância. “A semana da adoção sintetiza todo o trabalho de um ano inteiro sobre o tema e suas diversidades. Tentamos planejar um evento que abranja toda a sociedade para mostrar a importância de se debater e promover encontros sobre a adoção, possibilitando às pessoas ouvirem e aprofundarem seu conhecimento sobre o tema”, explica.

Para quem está na fila de espera, a ansiedade toma conta todas as vezes que o telefone toca. Dona de um empório no bairro Medeiros, Andréia Arêas de Marco Ferreira, 37 anos, conta que ela e o marido estão na fila de adoção há 11 meses. “Eu e meu marido iniciamos o processo pra entrar na fila de adoção em 2017”, conta. Inicialmente o casal passou por conversa no Fórum, na vara da infância e família. “Lá fomos orientados quanto ao processo e as etapas que deveríamos percorrer: entrega de documentação, participação de encontros no grupo de apoio à adoção semente, palestra no fórum, entrevista com psicólogo e assistente social”, relata Andrea. “Em julho de 2017 fizemos todos os procedimentos necessários. Em outubro do mesmo ano realizamos a entrevista com psicólogo e em janeiro de 2018, com a assistente social. Em julho, recebemos o comunicado de que estávamos oficialmente aptos á adoção”, relata.

Andréia conta que a parte mais difícil da espera é querer ser mãe e não ter filhos. “Independente se são gerados por mim ou não, estou há 5 anos e meio nessa espera. O processo para adoção de crianças aqui em Jundiaí é bem completo e cuidadoso, tanto com as crianças, quanto com os pretendentes à adoção. Mas esperar pela chegada dos filhos é o mais dolorido”, explica. O casal costuma participar dos eventos da Semana da Adoção.

Programação
A Semana da Adoção é realizada pela ONG GAA Semente em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Jundiaí (CMDCA). A ONG foi criada em 2000 e oficializada em 2003, e trabalha na defesa dos direitos da criança e do adolescente, especialmente o direito à convivência familiar e comunitária. O Grupo, formado por voluntários pretendentes à adoção, pais e filhos por adoção e profissionais, desenvolve um trabalho na preparação obrigatória dos pretendentes à adoção e no acompanhamento de pais e filhos pós adoção.

Confira a programação da semana:
Dia 25, às 9h – Caminhada da Adoção, com concentração na Praça Tibúrcio Estevão de Siqueira, s/n, Centro (Praça do Fórum);
Dia 27, às 14h – Biblioteca Viva, Paço Municipal de Jundiaí (Av. da Liberdade, s/n, Vila Bandeirantes);
Dia 28, ás17h – Vida ao Papel, palestra com Diógenes Duarte, diretor de cartório da comarca de Sidrolândia/MS e membro da assessoria de comunicação da ANGAAD (Associação Nacional dos Grupos de Apoio a Adoção), no Fórum de Jundiaí, Largo de São Bento, s/n, Centro. Evento fechado, voltado aos funcionários dos cartórios de Jundiaí e Região.
Dia 28, à 19h – Reunião Mensal GAA Semente, palestra, “Adotar é preciso”, com Dr. Fernando Moreira de Freitas Silva, juiz de direito da comarca de Sidrolândia/MS, no CIESP Jundiaí (Av. Doroty Nano Martinasso, s/n, Vila Hortolândia);
Dia 31, às 14h – Reflexão sobre o atendimento às famílias adotivas na rede socioassistencial de Jundiaí, REDECA/CMDCA/GAA Semente, Biblioteca Municipal de Jundiaí Prof. Nelson Foot (Av. Dr. Cavalcante, 396, Vila Arens) Evento voltado aos profissionais da Rede.

FILA DA ADOCAO ANDREIA AREAS DE MARCO FERREIRA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/na-semana-da-adocao-154-em-fila-de-espera/
Desenvolvido por CIJUN