Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Na UTI da rede pública, 37% dos internados utilizam respiradores

Kátia Appolinário | 12/05/2020 | 08:19

Até o final da tarde desta segunda-feira (11), a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente por pacientes com coronavírus já atingiu 40% de sua capacidade. Isso equivale a 43 leitos ocupados, dos 117 disponíveis. Do total de pacientes internados, 26 também estão sob o auxílio de respiradores, o que corresponde a 37% dos 70 aparelhos de ventilação disponíveis para uso na cidade.

É importante frisar que, além dos recursos já listados, a cidade ainda conta com previsão de Hospital de Campanha, no 12º Grupo de Artilharia e Campanha Barão de Jundiahy (12º GAC) que será acionado seguindo a mesma lógica de transbordamento instituída. No espaço, se e quando for necessário o uso, são previstos mais 25 leitos de enfermaria.

Conforme análise das internações realizadas em Jundiaí, desde o início da pandemia Sars-CoV-2, do total de pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (por covi-19 ou não), entre 30% a 35% necessitam do uso de equipamento de ventilação mecânica. As demais, demandam leitos e cuidados com monitoramento dos sinais vitais, geralmente com o uso de oxigênio, sem a necessidade de uso do aparato de ventilação mecânica.

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) informa que Jundiaí se estruturou para o atendimento da população com a ampliação de leitos e implementação de Unidades Sentinelas para proporcionar maior rapidez no acolhimento dos casos suspeitos com sintomas gripais. No entanto, são inúmeras variáveis que interferem no uso e ocupação dos leitos, entre elas, a adesão da população às medidas de isolamento social, distanciamento controlado, uso de máscaras, higiene e etiqueta respiratória. Somente com a manutenção das medidas de maneira intensa pela população é que será possível evitar o avanço da contaminação, e, em decorrência, a necessidade de mais leitos para casos graves.

CASOS DE COVID-19

Em Jundiaí são registrados 282 casos positivos da doença, sendo 234 casos em isolamento domiciliar, 119 recuperados, 26 internados e 22 faleceram. Há ainda 74 casos suspeitos. Confira aqui o boletim do município desta segunda (11) na íntegra. 

Em Várzea Paulista há 37 casos confirmados da doença, sendo cinco óbitos, 28 recuperados e nenhum em acompanhamento domiciliar. Outros 16 casos estão sendo investigados.

Campo Limpo Paulista registra 25 casos positivos, sendo cinco mortes e quatro recuperados. Há ainda oito casos sob investigação.

Itupeva contabiliza 11 casos confirmados, sendo dois óbitos, três internados e seis curados. Há ainda três casos suspeitos.

Louveira, por sua vez, tem 22 casos positivos: são duas mortes, 17 curados e três internados. Além disso, há seis casos suspeitos.

Cabreúva computa oito casos confirmados e nenhuma morte. Além desses, há ainda cinco casos suspeitos.

Jarinu registra 11 confirmados, sendo três óbitos, dois recuperados e quatro em acompanhamento domiciliar.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/na-uti-da-rede-publica-37-dos-internados-utilizam-respiradores/
Desenvolvido por CIJUN