Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Nas aglomerações o vírus ‘corre’ solto

Nathália Sousa | 26/06/2020 | 08:30

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), em conjunto com Polícia Militar a (PM), pretende intensificar as ações de fiscalização na cidade para evitar as aglomerações que têm sido uma das principais preocupações das autoridades médicas e sanitárias para evitar a disseminação da covid-19.

Segundo o pediatra e pós-doutor em virologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Saulo Duarte Passos, as aglomerações deixam as pessoas mais expostas e colocam o resto da população em risco. “Essas aglomerações não têm o menor sentido. As pessoas estão se expondo e expondo os outros, colocando toda a população em um risco maior. Apesar dessas medidas serem difíceis de serem colocadas em prática, por conta do tempo em que estamos assim, não dá para mudar agora”, lamenta.

Ele lembra que a covid-19 é uma doença que ainda não tem uma vacina e nem um tratamento específico e por isso o distanciamento social é o melhor remédio. “Um final de semana pode custar mais tempo do fechamento de tudo. As pessoas agem como se estivessem de férias, mas não percebem que a situação pode piorar mesmo com a volta à normalidade, como tem acontecido em alguns países da Europa que retomaram atividades e estão enfrentando uma segunda onda de contágio do coronavírus.”

FISCALIZAÇÃO

De acordo com decreto municipal, publicado em 20 de março, a GMJ tem autorização para solicitar a proprietários de estabelecimentos o fechamento, com o intuito de dispersar o contingente de pessoas. Já que, neste momento, aglomerações causam impactos à saúde pública. Na persistência da ocorrência, a notificação é feita pela Divisão de Fiscalização do Comércio da Prefeitura de Jundiaí, que pode interditar estabelecimentos.

A PM informa que apenas coopera com a fiscalização por solicitação de apoio de órgãos competentes e tem realizado ações rotineiras de orientação ao público sobre as recomendações dos órgãos de saúde. A PM ressalta ainda que as denúncias de aglomerações devem ser feitas aos canais de atendimento municipais.

Denúncias devem ser dirigidas à GM pelos telefones 153, 156 ou pelo aplicativo da Prefeitura de Jundiaí.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/nas-aglomeracoes-o-virus-corre-solto/
Desenvolvido por CIJUN