Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

No CDP de Jundiaí 26 presos testaram positivo para covid-19

Kátia Appolinário | 02/07/2020 | 05:52

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, desde o início da pandemia, 26 presos testaram positivo para a doença por meio do exame PCR no Centro de Detenção Provisória de Jundiaí. Dentre esses, um faleceu e quatro testaram positivo por teste rápido e já saíram do isolamento. No estado este número chega 143 confirmações entre os agentes e 50 entre os presos no estado, segundo a SAP.

Segundo o diretor-geral do CDP de Jundiaí, Alexandre Appolinário, o primeiro caso positivo foi detectado no dia 11 de junho e que se tratava de um detento que chegou junto a outros 16 da cadeia de Campo Limpo Paulista. “Dos 17, três chegaram com sintomas. Fizemos o exame e ficaram em isolamento. Por consequência, todos os presos que tiveram contato com eles, também foram isolados pelo período de 14 dias”, conta.

Além dos detentos, sete servidores testaram positivo para a doença, mas já estão curados. Como medida preventiva, todos os servidores com suspeita ficam em isolamento domiciliar, conforme orientações passadas pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Appolinário ressalta ainda que todas as medidas aderidas pelo CDP, atualmente com 1.397 detentos, são intermediadas pela Vigilância Epidemiológica. “Quando recebemos os presos de outras cadeias do estado, eles são recepcionados por uma equipe de saúde do próprio CDP. Nessa triagem é aferida a temperatura do detento e também é realizada uma entrevista para identificar o estado de saúde do preso. Em seguida, ele passa por uma assepsia corporal, recebe o novo uniforme e um kit de higiene”, compartilha, ressaltando que os presos recém-chegados permanecem por 14 dias em um pavilhão de isolamento para que se tenha certeza de que não se trata de um caso de covid-19.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/no-cdp-de-jundiai-26-presos-testaram-positivo-para-covid-19/
Desenvolvido por CIJUN