Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

No Dia das Mães aposte em um cardápio colorido e variado

COLABORAÇÃO DE GRAZIELLY COELHO | 08/05/2019 | 05:03

Preparar um almoço especial de Dia das Mães é uma excelente alternativa para fugir dos restaurantes lotados do domingo. Receitas simples e práticas, com ingredientes básicos do dia a dia são uma ótima maneira de reunir a família e ainda manter a forma.

A nutricionista Val Martins conta que um dos grandes segredos para não cair no exagero nas datas comemorativas é a motivação na dieta. “A motivação vem da autoestima e do bem-estar. Se a pessoa está vendo os resultados, então isso deve ser usado a favor”, explica.

A profissional também conta que outro detalhe importante na hora de manter o equilíbrio alimentar é o apelo visual da comida. “Nós comemos primeiro com os olhos, então a escolha dos alimentos, o cardápio colorido, um prato, uma mesa linda é um grande incentivo na hora de comer bem e pode até incentivar quem não está de dieta”, ensina.

Por isso, além de uma almoço saboroso, os filhos podem surpreender na data com a decoração dos pratos e da mesa. Além de ajudar na dieta, esse cuidado deixará o dia ainda mais especial.

Sugestão
A nutricionista preparou uma sugestão de cardápio simples, nutritivo e delicioso para aproveitar a data especial.
Para a entrada, Val recomenda um mix de folhas verdes com feijão-azuki e feijão-branco, grão-de-bico e gergelim preto. De acordo com a profissional, essa salada, além de saborosa, é rica em proteínas.

Para o prato principal, Val aposta na moda vegetariana: hambúrguer de cará, rico em carboidratos de boa qualidade, sob uma cama de purê de maças agridoce e legumes grelhados. O prato é leve, rico em antioxidantes e cheio de vitaminas.

De sobremesa, a sugestão é um flan de iogurte com frutas vermelhas como goji berry, amoras e cranberry acompanhado de calda de morango.

Val garante que os pratos são simples e podem ser facilmente adaptados com os ingredientes básicos da rotina da cozinha.

HAMBÚRGUER DE CARÁ 
1 kg de cará
50 g quinoa em grãos cozida
1 cenoura pequena ralada
1 abobrinha italiana ralada
1 cebola pequena picada
1 dente de alho triturado
cheiro Verde picado
Sal a gosto

Cozinhar o cará e depois de cozido amassar bem, misturar todos os outros ingredientes e modelar o hambúrgueres, colocar pra assar numa forma previamente untada com azeite e assar em forno alto, o tempo necessário pra ficarem levemente dourados.

PURÊ DE MAÇA 

Cozinhar 3 maçãs picadas sem casca com meia xícara de água, após ficarem macias, bater no liquidificador e adicionar 1 colher (de sopa) de açúcar mascavo e 1 colher (de café) de canela em pó, levar ao fogo até ficar na consistência de um purê.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/no-dia-das-maes-aposte-em-um-cardapio-colorido-e-variado/
Desenvolvido por CIJUN