Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

No Dia das Mães, lugar dos filhos será na cozinha

Édi Gomes | 09/05/2020 | 05:00

É quase uma tradição os filhos irem para a cozinha no Dia das Mães. Uma maneira de retribuir a dedicação que recebemos desde o nascimento. Claro que acidentes podem ocorrer e o sabor desandar, mas mãe perdoa.

O mais importante é aproveitar o dia com elas. O JJ conversou com três filhos que vão dedicar o dia para um presente gastronômico com a sugestão de entrada, prato principal e sobremesa.

A aeronauta Carolina Andries Giuranno, de 46 anos, é bem próxima da mãe, a secretária Cláudia Andries, de 66 anos. Este ano, a comemoração que aconteceria este ano em casa teve uma mudança por conta da pandemia. “Eu e a minha mãe temos uma relação ótima. Somos muito próximas, conversamos bastante e gostamos de sair só nós duas de vez em quando. Ela adora o que eu faço na cozinha e sempre acha tudo uma delícia e nunca vê nenhum defeito, coisa de mãe”, diz feliz. Este ano ela deixará alguns doces e biscoitos na portaria do prédio dela, respeitando o distanciamento social.

O analista de material Clayton Vinicius de Medeiros, de 32 anos, vai atender um pedido gastronômico da mãe neste domingo. A dona de casa Aparecida dos Anjos Silva pediu ao filho talharim ao sugo com filé mignon envolvido ao bacon. Ele diz que é costume fazer o almoço, seja um mais elaborado ou churrasco, que a mãe também adora. Medeiros sempre busca atender os gostos da mãe.

Estudante de gastronomia, Medeiros é sempre lembrado pela mãe de que a técnica deve ser colocada em prática. “Cozinhar para a minha mãe significa muito para mim. Desde que entendi o significado da vida e o que uma mãe faz pelos seus filhos é uma das formas de tentar retribuir de alguma maneira, tudo o que ela já fez por mim e pelos meus irmãos. E também tudo o que ela já cozinhou para nós”, comenta.

SOBREMESA
E na nossa sugestão de cardápio tem a sobremesa preparada pela filha da dona de casa Marina Godoy Costa Curta, de 74 anos. A servidora pública e confeiteira Fabiana Costa Custa, de 44 anos, definiu que depois do almoço, a mãe vai ter um bolo de ninho com morangos. Ela diz que Marina é exigente na cozinha e se algo desanda no sabor ela até perdoa.

“Minha mãe é praticamente uma chef de cozinha. Seus pratos são deliciosos e cozinhar, para ela, é tentar cada vez mais superar suas próprias expectativas. Na cozinha minha mãe é exigente e se eu falhar no prato, ela até perdoa, mas comenta que poderia ter feito isso, aquilo que aí ficaria melhor”, comenta sorrindo.

Sobre presente extra, Fabiana diz que vai ter sim. “Este ano está complicado sair para comprar presente, mas vai ter alguma coisinha sim, fora o meu carinho e dos meus filhos Kaiana e Kaio, que estarão presentes neste dia especial, já que o restante da família não estará”, finaliza e reforça que a receita é de fácil execução.

SUGESTÕES DE CARDÁPIO
Carol: Folhado de aspargos com presunto
Como entrada para um almoço especial para as mães, a aeronauta sugere o folhado de aspargo e presunto. Você vai precisar 400 gramas de aspargos frescos; 1 colher de sopa de azeite; sal; pimenta do reino; massa folhada laminada congelada; 250 gramas de queijo gruyère ralado; 12 fatias de presunto tipo parma; 1 ovo batido. Para preparar preaqueça o forno a 200 graus e forre uma assadeira com papel manteiga. Descongele a massa folhada e corte a parte dura e fibrosa dos aspargos. Abra a massa folhada com um rolo seguindo as instruções da embalagem e corte 12 quadrados. Tempere os aspargos com azeite, sal e pimenta do reino. Para montar os folhados, ponha uma fatia de presunto na diagonal do quadrado de massa folhada e acrescente 3 ou 4 aspargos e 2 colheres de queijo gruyère. Levante as pontas opostas e feche o folhado por cima dos aspargos. Pincele com o ovo batido e tempere com um pouco mais de sal e pimenta do reino. Asse por aproximadamente 12 a 15 minutos, até que a massa folhada fique dourada. Sirva imediatamente

Clayton: Talharim envolvido ao bacon
Para a receita providencie 1 kg de filé mignon cortado em 200g cada medalhão; 500g de bacon fatiado em tiras; 4 tomates pequenos maduros (cerca de 520 g), sem pele e sem sementes e picados; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 cebola pequena picada (100 g); 2 dentes de alho picados; meia colher (chá) de sal; meia colher (chá) de Pimenta do Reino; 1 pacote de macarrão tipo talharim, cozido “al dente” (500 g)
Para o preparo coloque no copo do liquidificador o tomate e bata no modo pulsar, até ficar com pedaços, sem deixar virar um suco. Reserve. Envolva as fatias de bacon no medalhão de filé mignon e tempere a gosto. Em uma Frigideira, coloque um Fio de Azeite e leve ao Fogo Médio para aquecer. Após aquecida vamos selar os medalhões de todos os lados, não por muito tempo, apenas (um susto no medalhão). Reserve. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até dourarem. Acrescente o tomate batido, o sal e cozinhe em fogo médio, por 5 minutos, ou até o molho mudar de cor. Nesse momento pegue o Medalhão reservado e leve ao forno de 3 a 5 minutos para finalizar o ponto da carne. Retire do fogo o molho sugo e do Forno o File Mignon, regue o macarrão com o molho e coloque a carne e sirva em seguida. Se preferir um molho mais encorpado, acrescente 2 colheres (sopa) de extrato de tomate na panela

Fabiana: Bolo de ninho com morangos
Para a massa: 3 ovos; 1xicara de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga; 3 xícaras de trigo; 1 xícara de leite; 1 colher de sopa de fermento em pó. Misturar o ovo a manteiga e o açúcar, acrescenta o trigo e o leite e por último o fermento. Untar uma forma de 20 cm com margarina e trigo assar em forno na temperatura de 35 a 40 min dependendo do forno.

O recheio é feito com 1 lata de leite condensado; 1 caixinha de creme de leite; 3 colheres de leite ninho. Colocar todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo e mexer até desgrudar do fundo da panela. Deixe até esfriar não precisa ir à geladeira. Para a montagem do bolo, divida o bolo em três camadas. Corte aproximadamente 200 gramas de morango recheie com o brigadeiro e coloque o morango cortado no centro do recheio não muito próximo a as beiradas. Cubra com chantilly de sua preferência e decore a seu gosto.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/no-dia-das-maes-lugar-dos-filhos-sera-na-cozinha/
Desenvolvido por CIJUN