Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

No Dia do Feirante, prefeitura lança site com informações sobre as feiras de Jundiaí

VINICIUS SCARTON | 25/08/2018 | 05:10

Em comemoração ao Dia do Feirante, celebrado neste sábado (25) em todo o país, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, lançará nesta manhã um site exclusivo com informações a respeito das feiras livres na cidade, incluindo as feiras orgânicas, Feira do Produtor Rural, Pesca Econômica, Circuito das Frutas nos terminais de ônibus, Produtor na Praça e Varejões Noturnos. Segundo o gestor da pasta, Eduardo Alvarez, a nova ferramenta deverá ser acessada pelo endereço: www.abastecimento.jundiai.sp.gov.br.

Alvarez lembra que no ano passado Jundiaí contava com 264 feirantes. “Hoje a cidade possui cerca de 300”, comenta.
De acordo com o gestor, o site é mais uma das ações realizadas para valorizar e incentivar os feirantes da cidade. “Nossa intenção é modernizar e garantir o emprego para os feirantes e também gerar oportunidades para empreender”, destaca. “No princípio buscamos entender o perfil dos feirantes e as suas dificuldades. Posteriormente, oferecemos qualificação para cada categoria, ou seja, para quem atuava com pescados, hortifrúti, alimentação, entre outros segmentos”, enumera.

Além disso, o gestor também cita a criação de um critério para aqueles que desejavam atuar como feirante no município, respeitando legislações de manipulação de alimento e vigilância sanitária. “Tal medida contribuiu para o padrão estabelecido, garantindo o consumo da população e a origem do produto. Ou seja, quem deseja trabalhar nesta área precisa cumprir esse check-list”, resume.

Atualmente, Jundiaí realiza 35 feiras livres por semana. Para Eduardo Alvarez, esse tipo de comércio é uma tendência mundial, voltada para questões de alimentação saudável, através do slow food (comida natural) e da sustentabilidade. “Os varejões noturnos, assim como todas as feiras da cidade acompanham o cenário mundial e, justamente por este motivo, estamos implantando o selo de qualidade nas bancas de feirantes, proporcionando as mesmas garantias que um supermercado oferece”, afirma.

FEIRANTE
O conhecido Milton Molinari, de 72 anos, é o segundo feirante mais antigo da cidade. “Atuo nesta área há 45 anos, comercializando hortaliças e frutas produzidas em minha propriedade”, explica. Ele trabalha três vezes por semana nas feiras livres da Ponte São João, Vianelo e Vila Arens e comenta sobre a importância da profissão. “Ser feirante foi a opção que tive na vida, pois sempre soube produzir e vender meus produtos. Atuar nessa área é um orgulho. É uma verdadeira satisfação”, afirma.

 

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/no-dia-do-feirante-prefeitura-lanca-site-com-informacoes-sobre-as-feiras-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN