Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

No inverno, cuidados com a casa evitam doenças respiratórias

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 18/06/2019 | 05:02

Na próxima sexta-feira (21) começa a estação mais fria do ano, o inverno. Junto com as baixas temperaturas, muito comum na época são as doenças respiratórias, como rinites alérgicas, asma, bronquite e sinusite.

Quem sofre com esses problemas sabe o quanto é desconfortável quando as crises atacam. Ana Carolina Corrêa conta que seu marido, Sérgio Luiz Corrêa, tem rinite alérgica devido ao clima e sempre que esfria ele tem crises. “Meu marido tem uma tosse seca, principalmente durante à noite, que incomoda a casa inteira. Só antialérgicos não causavam efeito. Foi então que ele tomou quatro doses de uma vacina em uma clínica de Jundiaí. A partir disso, com o uso conjunto dos antialérgicos percebemos que a situação dele melhorou bastante”, afirma.

Ana Carolina conta que toda a família tem rinite, incluindo ela e as filhas. Por isso, a higienização da casa e o uso de umidificadores de ar são fundamentais para evitar as crises. “Nós deixamos baldes de água e umidificadores nos quartos e cuido muito da limpeza. Lavo as cortinas uma vez por mês, passo pano na casa uma vez por semana e tento deixar o mínimo de tapetes possível. Esse tipo de cuidados faz com que as crises não apareçam”, explica.

A pediatra e alergista Aline Inês dos Santos Mendes afirma que as crianças são mais propensas a apresentar essas doenças. “O sistema imunológico delas é menos desenvolvido, por isso mais propenso a alergias. Com a variação de temperaturas, baixa umidade do ar, poluição, a circulação de ar, que acaba sendo menor nessa época do ano, as pessoas ficam mais tempo em lugares fechados. Tudo isso contribui para que a incidência das doenças respiratórias aumente. Por conta disso, o cuidado com elas deve ser dobrado”, afirma.

NO COMÉRCIO
Além do interior das casas, outros locais que se preocupam com a higiene, principalmente nessa época, são os estabelecimentos comerciais. Marcelo Gonçalves, dono de um empório no Jardim Bonfiglioli, afirma que sempre se preocupou com a limpeza do local onde trabalha. “Todo tipo de limpeza é muito importante para evitar qualquer contágio. Se chega um cliente gripado e encosta no balcão ou utiliza algum talher, copo, preciso garantir que o próximo cliente não seja contaminado. Por conta disso, faço limpeza todos os dias, tanto interna quanto externa”, conta.

DICAS
De acordo com especialistas, é importante ficar atento a alguns cuidados para evitar as doenças respiratórias nessa época do ano. Confira algumas dicas:
Fugir de aglomerações, pois o clima fica mais propicio a transmissão de vírus e a proliferação de bactérias e fungos;
Limpeza regular da casa, como aspiração e organização;
Deixar os cômodos sempre arejados;
Lavagem frequente de roupas de cama;
Uso correto de materiais de limpeza;
Manter animais de estimação sempre limpos;
Vacinação, já que por ser um período propicio à transmissão de vírus ela é essencial para proteção.

“Todo tipo de limpeza é muito importante para evitar qualquer contágio”, diz Marcelo Gonçalves, dono de um empório


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/no-inverno-cuidados-com-a-casa-evitam-doencas-respiratorias/
Desenvolvido por CIJUN