Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Nova linha de crédito anima mercado imobiliário de Jundiaí

THIAGO AVALLONE | 22/08/2019 | 05:01

Na segunda-feira (26), uma nova linha de financiamento habitacional na Caixa Econômica Federal (CEF) estará disponível para a população com juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais a inflação oficial do país, medida pelo IPCA. O financiamento poderá ser usado para financiar até 80% do valor de imóveis tanto novos como usados. O prazo é de até 360 meses e o valor será corrigido mensalmente. A mudança das novas condições anima empresários e investidores de Jundiaí e a expectativa é de aquecimento do mercado no município.

Atualmente, a linha de financiamento praticada traz uma correção entre 8,5% e 9,75% do valor financiado mais TR. A parir de segunda -feira, o cliente poderá escolher entre o modelo atual e o que entrará em funcionamento. Condições que animaram o publicitário Silvio Matheus. Assim que soube da notícia, procurou se informar melhor sobre as condições. Em busca de um imóvel, ele prefere agir com cautela esperando ter um pouco mais de segurança para voltar a investir no mercado imobiliário.

“Em 2013 eu estava pensando em financiar um apartamento, mas com a crise, fiquei um pouco receoso, e depois de algumas conversas com minha mãe, decidi que seria melhor aguardar o mercado se estabilizar. Não esperava que demoraria tanto assim”, afirma em tom de brincadeira.

Para o diretor da incorporadora SCO Tebas, José Roberto Orlando, essa mudança vai trazer aproximação de pessoas que tendem a procurar investimentos, principalmente na parte imobiliária. No entanto, o aumento de procura pelos imóveis deve inflacionar o mercado, ou seja, os imóveis devem ficar mais caros. “Desde 2014 não recebemos novos lançamentos de imóveis. Por termos menos estoques os preços devem subir”, explica.

Orlando ressalta que a mudança veio em boa hora, pois a população começa a pensar na possibilidade de investir novamente, já que a crise financeira começa a desaparecer. “O ponto positivo é que além da diminuição das taxas de juros, a população esta começando a adquirir confiança novamente, devido a crise financeira enfim estar se afastando. A junção das duas coisas fará com que as pessoas voltem a investir”, avalia.

Quem também está confiante com as mudanças é Eli Gonçalves, vice-presidente de Marketing e Inteligência de Mercado da Proempi. Ele acredita que as oportunidades estão no fato de que o IPCA permaneceu em menos de 4% desde 2017, e se manteve 3,22% nos últimos 12 meses, patamares que geram com sobra uma taxa final mais atrativa do que o antigo modelo. “Outro aspecto positivo é que a nova linha de financiamento, devido à correção pelo IPCA, atrai investidores e possibilita ampliar origens de recursos financeiros ajudando a melhorar outro ponto crítico do financiamento imobiliário, que é o próprio volume de dinheiro disponibilizado pelos bancos para estes financiamentos”, destaca Gonçalves.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/nova-linha-de-credito-anima-mercado-imobiliario-de-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN