Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Nova UBS Maringá leva palestra sobre alcoolismo para a população

DA REDAÇÃO | 24/06/2019 | 19:14

A equipe da Nova UBS Maringá realizou, nesta segunda-feira (24), no Complexo Esportivo Helena Cestari, da Vila Comercial, atividade externa com palestra sobre o alcoolismo e o impacto da doença na vida social e familiar da população. O tema faz parte das ações desenvolvidas nos bairros do território de atendimento da unidade. Jundiaí realiza ações pela Semana Municipal de Reflexão sobre Drogas em várias Unidades de Gestão.

Pedro Donizete Souza, 56 anos, deixou de beber há dois anos e parou de fumar há 20 dias, após passar pelo grupo do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido na Nova UBS Maringá. “O cigarro está ligado à bebida. Eu bebia demais. Nem sei quanto eu bebia por dia. Tive problemas familiares. Perdi minha mãe, irmã, namorada. Acabei me perdendo no álcool. Com ajuda consegui deixar o alcoolismo e agora, com o apoio do PAIT, deixei de fumar”, argumenta o homem, que hoje está desempregado. “Acho muito importante esse tipo de atividade fora da UBS. As pessoas precisam saber de todos os estragos que esses vícios causam para a população”, detalha.

O tema “O impacto do alcoolismo na vida social e familiar do indivíduo” foi apresentado pelo médico de Estratégia de Saúde da Família da Nova UBS Maringá, Reinaldo da Silva, e o coordenador do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), Carlos Costa. “Conversar sobre temas que são complexos e intimamente ligados, como o uso de álcool e tabaco, é importante para que a população tenha ciência da oferta de atendimento da rede pública de saúde de Jundiaí”, comenta o coordenador do PAIT, detalhando que tanto o alcoolismo quanto o tabagismo são causas de ocorrências câncer de boca e laringe.

De acordo com a gerente da Nova UBS Maringá, Gleice Frias, o tema foi escolhido pela necessidade identificada pela equipe. “Os impactos familiar e social que o vício em álcool causam são intensos e precisam de auxílio para o cuidado, tanto da família quanto da pessoa que está dependente A rede de saúde de Jundiaí conta com oferta completa para o apoio àqueles que queiram deixar de beber e de fumar. Basta procurar a sua UBS de referência”, explica.

Foto: PMJ


DA REDAÇÃO
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/nova-ubs-maringa-leva-palestra-sobre-alcoolismo-para-a-populacao/
Desenvolvido por CIJUN