Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Novas UBSs Traviú e Jardim do Lago ampliam atendimentos em até 50%

DA REDAÇÃO | 21/04/2019 | 11:00

A Saúde de Jundiaí ganhará reforços com a incorporação de mais duas Novas UBS à rede de Atenção Básica. Com ações de reforma, ampliação, construção de novo prédio, a Prefeitura de Jundiaí conseguirá ampliar a oferta de atendimento em até 50% para os públicos das atuais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Traviú e Jardim do Lago. Com as obras em andamento, a meta é entregar a primeira no mês de julho e a segunda, no final do ano.
“Investir na Atenção Básica é fundamental, pois é onde acontece a promoção da saúde, se evita as doenças e suas complicações. Com a implantação do conceito Nova UBS em mais duas unidades, ampliamos o serviço em qualidade de ambiente, em humanização e em ofertas, já que teremos o acréscimo do atendimento odontológico para bairros que antes não contavam com o serviço”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Para alcançar o percentual de acréscimo de até 50%, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), ampliará o quadro de servidores, com a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, auxiliares de odontologia além de assistentes administrativos e agentes comunitários de saúde, inclusive para atuação no modelo Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“Somente a inclusão de atendimento odontológico na Nova UBS Traviú acrescerá em 18% as 20 mil consultas, realizadas em 2018. Ainda será incrementado o quadro para atendimentos médico, enfermagem e agentes comunitários de saúde, que garantirão, no mínimo, mais 30% de aumento em consultas e atendimentos. Já na Nova UBS Jardim do Lago, o aumento será de 50%, com as três equipes de Estratégia de Saúde da Família que serão acrescentadas ao equipamento, a ampliação do horário de atendimento até as 20h e os programas Posso Ajudar e Guardião da Saúde”, detalha o gestor Tiago Texera.
Ambas Novas UBSs ganharão o atendimento odontológico universal, ou seja, para todos os públicos. O serviço, atualmente, não está disponível nos espaços atuais. Segundo o gestor da UGPS, a inclusão do atendimento odontológico para a toda a rede de atendimento básico (para os 36 equipamentos) ficará mais próximo de ser realizado, já que restarão apenas as UBSs Pitangueiras e Comercial para a acréscimo do serviço. Os investimentos estão previstos no Plano Plurianual da UGPS, que ainda conta com mais intervenções para os próximos meses.
Prazos
As obras para a Nova UBS Traviú (R. Paulino Lourençon, 8) estão previstas para encerramento em julho e contemplam a construção de três consultórios médicos, uma sala de vacinação, um consultório odontológico, além de espaços para expurgo e esterilização. Com os adicionais em espaço, o local será ampliado em 150%. A inauguração do espaço data de 1999, desde então, poucas alterações foram realizadas no espaço, que é dedicado ao atendimento de pouco mais de 5 mil usuários.
A dona de casa Maria Cristina Henrique, 61 anos, morava no Parque Cecap e fazia uso da UBS Morada das Vinhas. “Comecei a usar a UBS Traviú neste mês. Estou muito satisfeita com o acolhimento. Com a reforma ficará ainda melhor. Tenho parentes que usam as outras Novas UBSs da cidade e estão satisfeitos. A instalação aqui trará ainda mais conforto para quem precisa do serviço”, comenta.
Benedita Raimunda de Lima, 69 anos, tem história com a UBS Traviú. “Toda a minha família passa por aqui. Minhas duas filhas fizeram o pré-natal aqui e agora, trago os meus netos. Moro no bairro há 40 anos e o serviço sempre foi bom. Mas as melhorias na estrutura irão ajudar ainda mais, principalmente na acessibilidade das pessoas idosas”, explica.
Em dezembro as obras da Nova UBS Jardim do Lago devem ser encerradas pela construtora. O prédio está sendo construído a partir de contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de empreendimento imobiliário, em valor estimado em R$ 1,5 milhão. Com cinco consultórios, além de outros dois para odontologia, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque, esterilização, expurgo e recepção acessível e demais espaços necessários para a administração do equipamento, a Nova UBS Jardim do Lago, localizada na rua Leonita Faber Ladeira, terá mais que o dobro do tamanho da atual (que fica na Rua Filomena Ricci, 89) e contará com três equipes ESFs para prestar serviços de excelência para a população com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’.

T_NOVA ubs


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/novas-ubss-traviu-e-jardim-do-lago-ampliam-atendimentos-em-ate-50/
Desenvolvido por CIJUN