Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Novo comandante do 49º BPM é especialista em artes marciais

GERALDO DIAS NETTO | 04/07/2018 | 05:30

Desde o mês passado, o 49º Batalhão da Polícia Militar de Jundiaí tem um novo comandante. É Eduardo Yasui, tenente-coronel com ampla experiência operacional e artista marcial, especialista em aikido, taekwondo, krav magá e jiu-jitsu brasileiro. Na PM desde 1993, o oficial chegou, como major, ao subcomando do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia, o Baep. Casado e com dois filhos, foi promovido a tenente-coronel em maio deste ano, quando então foi designado para comandar o 49º Batalhão, responsável pelo patrulhamento de parte de Jundiaí e dos municípios de Várzea Paulista, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Louveira e Morungaba.

Nesta terça-feira (3), Yasui conversou com a imprensa na sede do batalhão, na rua Barão do Rio Branco, 318, na Vila Arens. Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, disse que pretende reforçar o policiamento na área de atuação da unidade, destacando ainda a importância da Atividade Delegada, que permite ao policial militar trabalhar, de maneira remunerada, em suas folgas.

CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS NO PLANTÃO POLICIAL

O tenente-coronel também comentou sobre o Detecta em Jundiaí. Implantado pelo Governo do Estado, o sistema emprega câmeras espalhadas em pontos preestabelecidos, realizando um monitoramento inteligente, combinado com o maior banco de dados da América Latina. Tal conteúdo integra, além das polícias Civil e Militar, órgãos como o Instituto de Identificação (IIRGD), o Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim) e dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação do Detran.

AÇÕES
Yasui conversou ainda sobre outros planos que tem à frente do batalhão. “Desenvolver algumas ações integradas junto com as guardas municipais. Um projeto social que nós temos inicialmente é implantação de aulas de jiu-jitsu para crianças de locais mais vulneráveis e fazer isso em outras cidades, chamando esses garotos e garotas, de modo a que possamos passar valores de cidadania, ensinamentos de disciplina e trazê-los para o bem.”

Ele também explicou que pretende realizar cursos de especialização a policiais do batalhão e habilitação em novos armamentos, bem como manter aulas de defesa pessoal e de outras artes marciais a PMs que queiram se aprofundar em técnicas de lutas. O tenente-coronel também ministra aulas para o público em geral em uma academia de krav magá.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/novo-comandante-do-49o-bpm-e-especialista-em-artes-marciais/
Desenvolvido por CIJUN