Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Novo decreto amplia benefício a pessoas com deficiência em Jundiaí

VINICIUS SCARTON | 24/01/2019 | 05:05

O novo decreto assinado na tarde de quarta-feira (23), pelo prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, amplia de um para até um salário mínimo e meio, a renda per capita que uma pessoa com deficiência pode ter para obter o direito ao passe livre no sistema de transporte coletivo municipal. Segundo Luiz Fernando, a estimativa é de que mais da metade das pessoas com deficiência que vivem em Jundiaí, ou seja, cerca de 30 mil pessoas, sejam beneficiadas pela medida.

Sobre o decreto, o prefeito afirmou que todo e qualquer auxílio que se dá para isentar, por exemplo, a tarifa do transporte público é um grande avanço, especialmente para a mobilidade, socialização e convivência, respeitando as pessoas que precisam mais. “E por isso, hoje é um dia de muita felicidade”, comenta.

Luiz Fernando lembra, ainda, que o decreto atende a uma solicitação antiga, com 10 anos de existência. “A expectativa era grande e priorizamos nossos esforços em atendê-la. As demandas existem de toda ordem e de toda sociedade e atender a pessoa com deficiência é uma prioridade, especialmente para aqueles que se enquadram no critério social. Com esse decreto, mais pessoas estarão isentas do pagamento do transporte público na cidade”, diz.

O decreto será publicado na Imprensa Oficial na sexta-feira (25). “Mas as novas medidas já estão valendo a partir de agora. Já autorizamos a Unidade de Assistência Social a adequar as pessoas que serão inscritas e com a publicação na sexta-feira (25), tudo estará absolutamente respaldado pelos atos que aqui praticamos”, informa.

Assessor municipal de Política para a Pessoa com Deficiência, Marco Antonio dos Santos considerou de fundamental importância a ampliação dos benefícios. “Essa medida é importante, proporcionando a questão da justiça social, pois a pessoa com deficiência tem uma série de dificuldades naturais e o custo de vida é três vezes mais caro do que uma pessoa sem deficiência. Portanto, a ampliação do critério social possibilita que mais pessoas com deficiência possam utilizar o serviço público, através da gratuidade. Trata-se de um passo importante, a fim de proporcionar mais cidadania ao público em questão”, opina.

Já a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ivanilde Oliveira de Jesus, considerou a novidade uma verdadeira conquista. “Pois ajudará mais pessoas com deficiência a utilizar, de maneira gratuita, o transporte coletivo de Jundiaí”, descreve. Presente na solenidade realizada no Gabinete do Prefeito, o aposentado e cadeirante, Carlos Belino, de 47 anos, destacou a sensação de alegria, a partir da assinatura do decreto. “O momento era muito aguardado e agora podemos desfrutar desta conquista, que é muito celebrada entre as pessoas com deficiência”, complementa.

Rui Carlos

Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/novo-decreto-amplia-beneficio-a-pessoas-com-deficiencia-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN