Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Número de documentos perdidos aumenta durante o Carnaval

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 23/02/2019 | 05:04

Nos próximos dias, muitos blocos de rua e escolas de samba vão sair pelas ruas de Jundiaí. Para que as pessoas aproveitem a folia sem preocupações, é muito importante tomar cuidado com os pertences, principalmente os documentos, pois eles são essenciais e caso sejam perdidos, podem causar transtornos e acabar com a alegria do folião.
O Poupatempo alerta que, nessa época do ano, o índice de perda, furtos e roubos aumenta, pois as pessoas relaxam nos cuidados e depois precisam correr atrás de segundas vias.
Segundo o posto de atendimento, em março de 2018 o número de solicitações de segundas vias de Carteira de Identidade (RG) foi de 325 mil, número acima da média mensal do ano, que foi de 291 mil. A taxa de emissão da segunda via do RG é de R$ 39,80.
Alguns cuidados são importantes para proteger os documentos durante a folia: evite andar com bolsas grandes e volumosas, caso necessário, opte pelas transversais pequenas e pochetes; não ande com objetos nos bolsos traseiros, pois além do risco de cair sem que a pessoa perceba, isso facilita a ação de bandidos em roubos ou furtos.

ACHADOS E PERDIDOS
Documentos encontrados podem ser encaminhados para os Correios. O órgão tem uma seção de Achados e Perdidos que pode ser consultada pela internet.
Quem perdeu algum documento, deve seguir alguns passos: verifique primeiramente se o nome consta na relação de Achados e Perdidos dos Correios. Se constar, anote os dados da agência onde estão seus documentos e vá até a unidade. Os documentos encontrados são mantidos na agência por 60 dias contados a partir da data em que deram entrada. Após esse período, são encaminhados aos órgãos emissores. No momento da retirada, você deve comprovar que é titular do documento.
Além dos Correios, o Poupatempo também possui uma sessão de Achados e Perdidos e a verificação pode ser feita pelo portal ou pelo SP Serviços, aplicativo do Poupatempo para celulares.
No Carnaval, todas as unidades do Poupatempo no Estado de São Paulo estarão fechadas nos dias 4 e 5 de março. O atendimento será retomado na quarta-feira, 6 de março, às 12h. A partir da quinta-feira (7), os horários de atendimento voltarão ao normal.
Para fazer a solicitação da segunda via dos documentos, é preciso agendar um horário em qualquer unidade dos postos de atendimento do governo. O agendamento pode ser feito pela internet, no portal poupatempo.sp.gov.br, no aplicativo SP Serviços ou nos totens de autoatendimento.

documentos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/numero-de-documentos-perdidos-aumenta-durante-o-carnaval/
Desenvolvido por CIJUN