Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br
Sem categoria

O brasileiríssimo piano de Hércules Gomes que se apresenta em Jundiaí na sexta-feira (10)

ARIADNE GATTOLINI | 05/08/2018 | 17:30

O pianista Hércules Gomes, com seu repertório bem brasileiro, se apresenta em Jundiaí na próxima sexta (10), no Espaço Dodecafônico. Talentosíssimo, esse jovem de 38 anos, nascido no Espírito Santo e formado pela Unicamp, é um dos expoentes da música brasileira e um estudioso de autores que nem sempre são tocados pelas orquestras. Prova disso será o concerto minimalista em Jundiaí, “No tempo da Chiquinha”, segundo álbum do pianista, com homenagem à regente e compositora Chiquinha Gonzaga.

Hércules Gomes, pianista

Autodidata, Hércules começou a estudar sozinho instrumentos como violão, guitarra e baixo, sob influência do pai. Passou por conservatórios até chegar à Unicamp, aos 19 anos, para fazer o curso de música popular. “Logo, percebi que queria me dedicar ao piano e comecei a estudar piano clássico. Fiquei quatro anos com o professor Silvio Barone”, lembrou.

Essa formação propicia que Hércules tenha um repertório amplo, namorando ora com jazz e com música popular, ora se apresentando com orquestras. Após sua formação em Campinas, Hércules foi morar em São Paulo, criando grupos como o “Pano para Manga” e tocando em conjuntos instrumentais. Essa exposição garantiu que um sonho antigo fosse realizado, através de financiamento via crowdfunding: o lançamento de álbum homenageando expoentes musicais brasileiros. “Chiquinha Gonzaga estava na lista, mas tem também Tia Amélia, Radamés Gnatalli e outros compositores pouco conhecidos. Na Era do Rádio, havia uma infinidade deles, que pretendo resgatar pouco a pouco.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA OUTRAS ATRAÇÕES CULTURAIS DE JUNDIAÍ

Nesse show, com as participações de Rodrigo Y Castro (flauta) e Rita Braga (voz), Hércules explora as músicas de Chiquinha Gonzaga não como foram escritas originalmente, mas sim com arranjos muito peculiares que agregam elementos contemporâneos sem perder, entretanto, a essência do gênero: o choro. Vale a pena procurar pelo músico no Youtube para se encantar com tanta disposição e maestria. Após Jundiaí, Hércules tem concertos marcados com a Orquestra Sinfônica Tom Jobim, recital na Semana do Piano na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) e apresentação de choro no Centro Britânico-Brasileiro.

Serviço
Dia 10 de agosto, às 20h30
Convites: R$ 40,00
Espaço Cultural Dodecafônico – rua Rodrigo Soares de Oliveira, 386


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/o-brasileirissimo-piano-de-hercules-gomes-que-se-apresenta-em-jundiai-na-sexta-feira-10/
Desenvolvido por CIJUN